O USO DOS JOGOS E BRINCADEIIRAS PARA CRIANÇAS AUTISTAS: POSSIBILIDADES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • FABIANA ZANOL ARAUJO

Resumo

RESUMO

O presente estudo investiga os processos de aprendizagem e de desenvolvimento por intermédio do brincar de uma criança com diagnóstico de autismo nas aulas de educação física. A pesquisa teve como objetivo geral investigar se o uso dos jogos e brinquedos possibilitam a aprendizagem das crianças autistas nas aulas de educação física e verificar os modos como essas crianças envolvem-se nesse processo. O propósito mais amplo é estudar possibilidades dos processos de interação dessas crianças com o outro, buscando uma metodologia de intervenção apoiada na cooperação do grupo em que o indivíduo autista está inserido e gerar reflexões sobre ações educativas promissoras. O questionamento que faremos, é, se o uso de jogos e brincadeiras facilitam o aprendizado de crianças autistas. A metodologia utilizada é qualitativa, estudo de um caso buscando identificar alterações no comportamento de uma criança do espectro autista, e observar como os jogos e brincadeiras, podem de alguma forma, auxiliar no desenvolvimento sócio-afetivo dessa criança, possibilitando o desenvolvimento cognitivo desse indivíduo, bem como aumentar as possibilidades de uma educação inclusiva de maior significação.

A coleta de informações utilizou-se das observações da trajetória de brincar da criança autista nas sessões e da análise documental. Com a coleta de informações evidenciamos situações de relação da criança autista com os professores e colegas; iniciativa para brincar; e as situações de jogo e de confecção de brinquedo. Dentre os resultados, podemos considerar que as intervenções foram benéficas para a criança autista, tanto no sentido da ampliação de seus movimentos e vivências de brincar, como também em suas relações com os professores e crianças. Os incentivos para se relacionar com os colegas e professores favoreceram a obtenção de bons resultados a partir dessas interações.

 

PALAVRAS-CHAVES: Jogos e brincadeiras; autismo; aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-04-2019

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas