PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: O ALUNO COM AUTISMO EM FOCO
Resumo
RESUMO
O presente estudo tem por objetivo compreender e analisar o processo de construção de práticas pedagógicas inclusivas no contexto das aulas de Educação Física, com a presença de um aluno com autismo. Metodologicamente caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Construída no cotidiano das aulas de Educação Física, com uma turma do 3º ano do ensino fundamental, formada por 24 alunos com desenvolvimento típico, um aluno com autismo e uma professora de Educação Física em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da rede pública de Vitória/ES. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a observação participante, entrevista semiestruturada, diário de campo, videogravação e registro fotográfico. O tratamento dos dados foi com base na técnica de análise de conteúdos. Assim por meio das discussões da realidade experimentada e das reflexões coletivas, buscou-se uma interpretação real do cotidiano escolar, pretendendo uma leitura do que estava subentendido nas falas, atitudes e nos comportamentos. O processo de análise dos dados coletados aconteceu com base na elaboração de uma categoria que permitiu um agrupamento de questões significativas do conteúdo coletado. Nessa categoria houve a discussão da questão das situações/procedimentos/formas encontradas pela professora para gerar uma Educação Física que atendesse às reais necessidades de seus alunos. Como resultados destacam-se o olhar sensível, o diálogo, a mediação pedagógica, a construção de estratégias de ação, a crença no potencial de todos os alunos e o enfrentamento da professora na experiência com a diferença/diversidade. Percebe-se a manifestação de atitude acolhedora e um conjunto de procedimentos intencionalmente planejados que possibilitaram a aprendizagem e desenvolvimento do aluno com autismo e seus pares nas aulas de Educação Física.
Palavras-chave: Educação Física. Autismo. Educação Inclusiva.
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