OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E O ALUNO COM DIAGNÓSTICO DE SÍNDROME DE WILLIAMS

Autores

  • Lívia Vares da Silveira

Resumo

RESUMO

O presente texto é um recorte da dissertação intitulada “O aluno com deficiência causada pela Síndrome de Williams na escola comum: processos inclusivos pelas falas daqueles que os vivenciam”, que teve como objetivo geral entender como ocorre o processo de inclusão de um aluno com Síndrome de Williams no contexto da escola comum. Como um de seus objetivos específicos buscamos entender os processos de aprendizagem do sujeito com Síndrome de Williams. Desse modo, neste trabalho daremos enfoque aos processos de aprendizagem, utilizando a perspectiva metodológica das narrativas pois esta utiliza como fontes deinformação sujeitos, em relatos escritos ou falados, cujas experiências de vidaestejam diretamente relacionadas com o tema de estudo. Para alcance dos objetivos propostos, apresentamos este estudo à luz da teoria sócio histórica, por compreender o sujeito como produtor de conhecimento e cultura, considerando o seu contexto histórico. As escutas realizadas em campo possibilitaram o entendimento de que ao organizar o trabalho pedagógico considerando a singularidade e o contexto de cada sujeito, o professor possibilita ações e momentos de aprendizagem, potencializando a apropriação do conhecimento, levando-os a um desenvolvimento real.

Palavras-Chave: Aprendizagem. Práticas pedagógicas. Síndrome de Williams.

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Publicado

04-04-2019

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas