ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
Resumo
RESUMO
Este estudo tem por objetivo descrever e analisar a organização de ambientes de aprendizagem que possibilitem a interação de alunos com e sem deficiência/transtorno global do desenvolvimento no mesmo espaço-tempo de intervenção. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. As intervenções foram realizadas na sala de ginástica artística do Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo (Cefd/Ufes). Os dados
foram coletados fazendo uso dos seguintes instrumentos: diário de campo, fotografias e videogravação. Participaram do estudo 21 crianças, de ambos os sexos, com idades entre 5 e 7 anos, sendo 13 não deficientes da Escola Experimental de Vitória, um com paralisia cerebral e 7 que apresentam transtorno global do desenvolvimento (autismo), oriundos da comunidade dos municípios de Vitória e Serra. Os resultados indicam que o trabalho com a ginástica, tendo o lúdico como pano de fundo e a organização de ambientes de aprendizagem planejados para envolver a participação conjunta dos alunos, respeitando suas características e necessidades individuais, favoreceu a aprendizagem e interação de todos.
Palavras-chave: Ginástica. Educação Física. Inclusão. Ambientes de aprendizagem.
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