SABERES E PRÁTICAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA DE FREITAS
Resumo
RESUMO
Este estudo é fruto da dissertação de mestrado, cujo enfoque está voltado aos saberes e práticas no processo de inclusão escolar no município de Teixeira de Freitas - Bahia, práticas que impulsionam a inclusão. Trata-se de um recorte que apresenta relatos de experiências e o reconhecimento do professor como principal mediador da aprendizagem. Objetiva analisar como acontece o processo de escolarização e identificar os desafios e as possibilidades para a inclusão dos alunos com deficiência nas escolas comuns. As principais queixas dos professores são principalmente em relação ao despreparo que dizem ter para atuar em turmas com alunos com deficiência. Entretanto, mesmo dizendo não ter conhecimento sobre inclusão, colaboram efetivamente para que os alunos sejam incluídos na escola comum. O estudo tem fundamentação na matriz teórica da perspectiva histórico cultural de Vigotski, defensor de que a aprendizagem ocorre por meio das interações sociais. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo etnográfica cujo tratamento dos dados se direciona para os relatos das práticas apresentados pelas professoras. Esses dados foram trabalhados por meio de uma descrição analítica. O quadro de sujeitos participantes da pesquisa se constituiu de 09 (nove) professoras que lecionam para alunos com deficiência em 06 (seis) escolas da rede pública municipal de Teixeira de Freitas - Bahia. Os resultados mostram que o processo de inclusão foi impulsionado por meio da prática e mediação desenvolvida pelas professoras no contexto escolar. Os resultados indicam também que a inclusão dos alunos com deficiência deve ter a participação de todos os envolvidos no sistema de ensino do município pesquisado.
Palavras-chave: Práticas Inclusivas. Perspectiva Histórico Cultural. Mediação e Aprendizagem.
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