O NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS-Napne NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Sanandreia Torezani Perinni

Resumo

Resumo: O estudo em andamento tem como objetivo geral conhecer e analisar as ações desenvolvidas pelo Napne dos campi Itapina e Santa Teresa do Ifes para garantir as condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais específicas na educação profissional integrada ao ensino médio. O intuito ao propor esse estudo é entender como essa política tem garantido o direito à educação aos sujeitos com necessidades específicas na Rede Federal de Ensino Profissional e Tecnológica. É uma pesquisa qualitativa com abordagem teórico-metodológica baseada no materialismo histórico dialético na perspectiva do estudo de caso e que traz como procedimentos metodológicos a entrevista semiestruturada com os estudantes com necessidades específicas, o grupo focal com a equipe do Napne dos dois campi e o questionário aplicado à Pró-Reitora de Ensino, aos servidores lotados na Assessoria de Assuntos Educacionais e aos coordenadores do Napne de todos os campi. Trago como base teórico os estudos de Bobbio (1986, 2004) e Cury (2005, 2007), dentre outros que tratam do direito à educação. Como resultados parciais, pode-se notar que muitas ações têm sido desenvolvidas pelo Napne: professor substituto de AEE, terminalidade específica, materiais e tecnologias assistivas e que a deficiência intelectual tem sido o grande desafio para as equipes. Mesmo com os desafios, é perceptível os avanços institucionais no processo de inclusão de sujeitos com necessidades específicas pela via do Napne, desde o acompanhamento no momento das inscrições para o processo seletivo, das matrículas e do processo de ensino e aprendizagem de alunos com NEE.

Palavras-chave: Inclusão, Napne, Educação Profissional

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Publicado

04-04-2019

Edição

Seção

Pôster - Eixo 1 Do Direito à Educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social