A INCLUSÃO DE ALUNOS CEGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CARIACICA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?

Autores

  • Joelma da Rocha Silveira

Resumo

Esta pesquisa é um recorte de uma pesquisa maior1

, com o objetivo deanalisar
como acontece a inserção de crianças cegas na escola, bem como o processo
de inclusão, sob a ótica de professores regentes do ensino comum do
Município de Cariacica. Para tanto, tomamos como pressuposto teórico a
perspectiva sócio-histórica de Vigotski (1997; 1998), para pensar o processo de
aprendizagem e desenvolvimento da criança cega no contexto da educação
infantil e a importância da mediação do professor nesse percurso de
escolarização. Optamos por fazer um estudo de caso, de natureza qualitativa,
cujos sujeitos foram duas professoras que atuam em Centros Municipais de
Educação Infantil distintos, com alunos cegos incluídos em suas salas de aula.
A coleta de dados se deu por meio da entrevista semiestruturada. A análise
revelou alguns desafios para o alcance da efetiva inclusão das crianças cegas
na escola comum, sendo eles: o processo de escolarização das crianças
estava atrelado à figura da professora de Educação Especial e ainda a
necessidade de se repensar a prática pedagógica como elemento fundamental
de inclusão escolar na educação infantil. Trata-se de um esforço para conhecer
e tornar visível a condição do aluno cego no contexto educacional e sua
diversidade. O que nos conduziu e motivou a realização dessa pesquisa foi a
convicção na importância de nossa participação ativa na consolidação de uma
escola de qualidade para todos.
Palavras-chave: Deficiência visual. Inclusão escolar. Acesso.

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Publicado

04-04-2019

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas