A INTERLOCUÇÃO DO CURRÍCULO COMUM NA ESCOLA: IMPLICAÇÕES À EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Sumika Soares de Freitas Hernandez Piloto
  • Rose Mary Fraga Pereira

Resumo

O artigo visa a dialogar sobre os desafios no campo curricular entre a sala
regular comum e a salas de recursos multifuncionais no atendimento às
crianças público-alvo da Educação Especial no município de Vitória. No
primeiro momento dissertaremos o conceito de currículo e sua importância na
Educação Especial. Logo, dialogaremos com as narrativas de professores de
Educação Especial do município de Vitória, participantes da primeira fase do
ONEESP no período de 2012 e 2013 na pesquisa formação que envolveu
gestores e professores da Educação Especial. Apresentaremos alguns
desafios na articulação entre a sala de recursos multifuncionais e a sala regular
comum fomentando a importância de um currículo colaborativo, em que todos
os atores pedagógicos dialoguem em prol de um currículo que defenda os
sujeitos de direitos à aprendizagem.
Palavras-chave: Currículo colaborativo, AEE, sala regular comum.

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Publicado

04-04-2019

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas