OLHARES SOBRE O TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS E ACADÊMICO SURDO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Cassio Pereira Oliveira
  • Keli Simões Xavier Silva

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir sobre a condição do tradutor
intérprete de Libras - Português no Ensino Superior, pensado no projeto de
surdos. Tal objetivo emerge a partir da problemática da falta de recursos que
respeitem a singularidade linguística do acadêmico surdo e como isto pode
interferir na sua apropriação de saberes que compõem o universo científico.
Desta forma buscamos evidenciar o trabalho do tradutor intérprete de Libras
como uma das possibilidades de empoderamento dos sujeitos surdos, que
passam a ter acesso não só a aula interpretada, como também textos
acadêmicos produzidos em língua de sinais e disponibilizados em vídeo. Para
tanto, em um lócus de pesquisa situado na região norte do Espírito Santo, mais
especificamente no município de Linhares, empreendemos uma pesquisa
bibliográfica e, a partir do recurso metodológico de observações e entrevistas
semi-estruturadas, realizamos as entrevistas com intérpretes e acadêmicas
surdas de uma instituição pública municipal de Ensino Superior. No
desenvolvimento desse artigo, iniciamos a discussão falando sobre a
ressignificação do ser surdo e a inserção deste no âmbito acadêmico, através
da presença do tradutor intérprete de Libras – Português; posteriormente
apresentamos aquilo que foi apreendido em nossos dados, descrevendo o
contexto do tradutor intérprete de Libras - Português e o estudante surdo na
situação pesquisada. Por fim, tecemos algumas considerações finais que,
longe de concluir a discussão, aponta a necessidade de repensar a atuação do
profissional, foco desse estudo, como um intelectual, na consolidação de
práticas e políticas que fomentem a inclusão de surdos no Ensino Superior.
Palavras chave: Tradutor Intérprete de Libras. Surdo. Ensino Superior

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Publicado

04-04-2019

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas