EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE NA REDE ESTADUAL EM COLATINA/ES
Resumo
RESUMO
Trata-se de uma pesquisa em andamento com o objetivo refletir sobre a inserção dos sujeitos público alvo da Educação Especial na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com ênfase na análise das formas de efetivação de seus direitos à educação nas escolas estaduais do município de Colatina no estado do Espírito Santo e mapear o fluxo de matrículas desses educandos na rede estadual de ensino, considerando o período de 2008 a 2010. Utilizamos como referências básicas para a discussão do estudo os preceitos constitucionais da educação como direito social, considerando a proclamação da Constituição Federal de 1988 - com a afirmação dos direitos civis, políticos, sociais e culturais - um marco para a educação e para o povo brasileiro, tecendo diálogos com as produções no campo da EJA e da Educação Especial
Do ponto de vista metodológico adotamos a pesquisa qualitativa lançando mão de dados relativos às matrículas dos educandos jovens e adultos com deficiência utilizando a base de dadosdo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). A análise dos dados nos permite considerar que o reconhecimento da educação de jovens e adultos como um direito constitucional preconizado no campo das ordenações jurídicas e acordos internacionais ainda não se materializou nas políticas educacionais no estado do Espírito Santo. Assim, torna-se fundamental prosseguir nas lutas para garantir o direito à educação de educandos jovens e adultos com deficiência.
Palavras-chave: Direito à educação; Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.