ESTRATÉGIA DE MOBILIDADE URBANA PARA A LOCOMOÇÃO INDEPENDENTE DE PORTADORES DE DEFICIENCIA VISUAL, PORTADORES DE ACUIDADE VISUAL REDUZIDA E/OU ANALFABETOS EM TRANSPORTES PÚBLICOS DOS ESTADOS BRASILEIROS
Resumo
RESUMO
Alguns estados brasileiros oferecem, aos usuários do transporte público, maneiras distintas de se locomoverem por um mesmo percurso, como ônibus, metrôs subterrâneos e/ou metrôs de superfície. Cabe ao cidadão, portanto, a escolha da alternativa mais viável após a análise de diversos fatores, como o tempo gasto pela realização do percurso em cada opção e a proximidade do local às plataformas de embarque. O estado do Espírito Santo tem, em sua capital Vitória, o 4º maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil. Entretanto, a sua população, similarmente a maior parte dos habitantes do país, só dispõe de uma alternativa de transporte público: o ônibus. Para os municípios, é uma excelente opção pois não demanda, por exemplo, da infraestrutura necessária de construção e manutenção de áreas subterrâneas. Para muitos usuários, se apresenta vantajoso, principalmente pela diversidade de percursos que podem ser realizados. Porém, pouquíssimos são os projetos de mobilidade urbana que agregam a esse sistema as políticas de acessibilidade necessárias para que os portadores de deficiências visuais se locomovam de maneira independente, visto que não podem dirigir um transporte particular, carro ou moto, e não enxergam os letreiros identificadores dos ônibus. Este projeto consiste-se na instalação de um equipamento que possibilite, sonoramente, a identificação do ônibus que se aproxima do ponto de embarque pelos deficientes visuais graves (Pessoas cegas e/ou Portadoras de baixa visão), portadores de acuidade visual reduzida (idosos e/ou pessoas que apresentem a acuidade visual comprometida por doenças, como miopia, catarata ou astigmatismo) e/ou analfabetos (Pessoas que não possam participar de todas as atividades nas quais a alfabetização é requerida para uma atuação eficaz em seu grupo e/ou comunidade - Fonte: UNESCO) acoplado aos pontos de ônibus dos principais locais do município, como escolas, shoppings, pontos turísticos e órgãos públicos, o equipamento permite a locomoção independente de todos.
Palavras chave: Ônibus – Mobilidade – Transporte
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