(RE)PENSANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO CEGO E O USO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS

Autores

  • Léo Augusto Tarilonte Júnior
  • Santiago Daniel Hernandez Piloto Ramos

Resumo

O seguinte artigo, de cunho eminentemente teórico-reflexivo, realizado a partir
do levantamento bibliográfico e análise qualitativa dos trabalhos acadêmicos,
com foco nos conceitos chaves, desenvolvidos por Vigotski, visa compreender,
em um primeiro momento, de que forma o material didático adequadamente
adaptado para o atendimento educacional especializado do aluno cego, pode
contribuir como instrumento mediador no processo de ensino-aprendizagem no
ensino regular. Uma primeira hipótese considera que o uso desse material
didático, torna-se instrumento mediador na apropriação do conhecimento e
desenvolvimento pleno do sujeito público-alvo. Uma segunda hipótese
considera que o público-alvo da pesquisa tem oportunidade não somente de
aprender efetivamente, como também compartilhar suas vivências,
contribuindo significativamente para o desenvolvimento cultural do grupo em
que se inserem, como um todo. Destarte se objetiva investigar o uso dos
materiais didáticos adaptados para o processo de ensino-aprendizagem do
aluno cego no contexto escolar, para poder identificar quais são os materiais
didáticos utilizados pelos professores de educação especial no atendimento
educacional especializado do aluno cego; investigar como os materiais
didáticos adaptados podem contribuir para o processo de inclusão escolar
desse sujeito. O levantamento e estudo permitiu observar, numa primeira
instancia de análise, que os materiais didáticos adaptados, podem ser
utilizados tanto pelos professores de educação especial, no atendimento
educacional especializado, quanto pelo aluno no contexto da sala de aula.
Assim concluiu-se que, estes, podem contribuir de modo considerável como
instrumentos mediadores do processo de ensino-aprendizagem do estudante
cego.
Palavras-chave: Educação Especial. Deficiência Visual. Materiais Didáticos
Adaptados.

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Publicado

04-04-2019

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas