O LÚDICO COMO POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Resumo
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O (PIBID) programa institucional de bolsa de iniciação a docência da (CAPES/MEC) Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior ligado ao Ministério da Educação, tem por finalidade a inserção dos graduandos em licenciaturas nas escolas de educação básica. No decorrer de nossa pesquisa, compreendemos que o lúdico conquistou uma ampla extensão no ambiente escolar, com grande riqueza de materiais e recursos que agem de forma facilitadora no processo de ensino aprendizado. Educação e lúdico caminham juntos e formam uma parceria importante no sentido de modificar o comportamento da pessoa humana. Aliar os jogos e brincadeiras as práticas educativas, favorece o processo de transformação da escola, tornando esse ambiente sedutor, contribuindo para o processo de inclusão tão desejado de ser alcançado na escola inclusiva. Considerando a importância atribuída aos jogos e brincadeiras na aprendizagem, nos propusemos a refletir sobre as suas contribuições para a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Utilizamos-nos da pesquisa bibliográfica já que o tema é objeto de pesquisa de outros autores e ganha notoriedade na academia no processo de ensino aprendizado. O uso desses recursos permite um trabalho pedagógico que possibilita a construção do conhecimento e do desenvolvimento do indivíduo. O potencial motivador que reconhecemos existir na relação da brincadeira infantil com a função sócio-pedagógica e de interação social é motor no processo de inclusão. Os jogos, brinquedos e brincadeiras são atividades fundamentais da infância. O brinquedo pode favorecer a imaginação, o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da criatividade e da concentração. Evidenciando o potencial lúdico para a inclusão e alfabetização.
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