A BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA EM CRIANÇAS COM AUTISMO

Autores

  • Rosely da Silva Santos
  • José Francisco Chicon

Resumo

Resumo:

Objetiva compreender como se manifestam a brincadeira de faz de conta em crianças com autismo na brinquedoteca. A metodologia apóia-se num estudo qualitativo, de caráter descritivo e exploratório, orientado para a observação, registro e analise dos episódios de faz de conta de crianças com síndrome do espectro autista, interagindo no mesmo espaço-tempo com crianças de desenvolvimento típico. Os sujeitos serão constituídos por 17 crianças, de ambos os sexos, com idades de três a quatro anos, sendo 10 crianças do Centro de Educação Infantil Criarte/Ufes com desenvolvimento típico, cinco com a síndrome do espectro autista e duas com síndrome de Down, oriundas da comunidade de Vitória-ES. Os alunos serão atendidos no espaço da brinquedoteca por 11 estagiários do curso de Educação Física, contando com o aluno bolsista, todas as quintas-feiras, das 14 às 15 horas, no período de agosto a dezembro de 2016. Os dados serão coletados com uso de videogravação, fotografia e diário de campo. O processo de análise das informações se dará por meio da hermenêutica, a partir da identificação de episódios de aula. Os resultados esperados caminham no sentido de responder as perguntas: as crianças com autismo brincam de faz de conta? Se brincam, como são manifestadas essas situações de brincadeiras?

Palavras chave: Educação Física. Autismo. Brincadeira de faz de conta.

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Publicado

04-04-2019

Edição

Seção

Pôster - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas