A TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA1
Resumo
O presente estudo tem por objetivo evidenciar a importância do uso
da Tecnologia assistiva no pocesso de inclusão/escolarização dos alunos
público-alvo da educação especial que demandam do referido recurso, no
contexto escolar. Para tanto, optou-se metodologicamente, pela abordagem
qualitativa, tendo a pesquisa bibliográfica como método e os artigos publicado
na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
e na Scientific Eletronic Library Online (Scielo) como instrumentos de coleta de
dados. Elencou-se as seguintes palavras-chave para busca dos artigos para
análise: Comunicação alternativa; Tecnologia Assistiva e educação;
comunicação aumentativa e alternativa e educação. A partir das palavras-
chave levantamos 13 artigos que versam sobre a temática. Após a leitura dos
artigos, elencamos os seguintes eixos de análise, que serão apresentados ao
longo do texto: Tecnologia assistiva na escola regular: tensões e
possibilidades; Tecnologia Assistiva no contexto escolar: formação de
professores em foco e, por último, Intersetorialidade e a Tecnologia Assistiva:
contribuições na inclusão escolar. Concluiu-se que, a Tecnologia Assistiva é
uma forma eficiente de contribuir para o ensino-aprendizagem e comunicação
dos alunos com deficiência. Entretanto, é necessário que a aplicação dos
recursos utilizados seja aperfeiçoada e adequada para cada indivíduo,
acrescentando nas análises de cada caso a opinião do educando sempre que
possível.
Palavras-chave: Tecnologia Assistiva; Comunicação Alternativa e Ampliada;
ensino-aprendizagem; Inclusão escolar.
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