EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO E GESTÃO: COMPREENSÃO DOS GESTORES SOBRE AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO EM SERRA∗

Autores

  • José Francisco Chicon
  • Sylvia Fernanda Nascimento
  • Graciele Massoli Rodrigues

Resumo

O estudo objetiva compreender as particularidades e os desafios postos aos
professores/gestores de Educação Física e Educação Especial do município de Serra, em
relação a implementação das políticas de inclusão, por meio de suas narrativas, em uma
ação de formação continuada. A partir do curso de extensão “Formação Continuada de
Professores/Gestores de Educação Física para a Educação Inclusiva”,foi criado um grupo
de estudo denominado Grupo Operativo de Formação (GOF), possibilitando a criação de
um espaço para reflexão-ação-reflexão sobre o processo de inclusão experimentado por
dez gestores e agentes responsáveis pela implementação das políticas de Educação
Especial/inclusão no sistema de ensino dos municípios de Serra, Vitória, Cariacica e Viana.
O curso foi realizado no Laefa/Cefd/Ufes, com uma única turma, no período de fevereiro a
outubro de 2014, em um encontro presencial a cada quinze dias, totalizando 15 encontros.
Para fins deste estudo apresentou-se e discutiu-se somente os dados relativos ao
município de Serra-ES. Os participantes foram dois professores gestores das áreas de
Educação Física e Educação Especial da rede de educação da Serra. Adotou-secomo
caminho metodológico, a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação crítico-colaborativa.
Os dados foram coletados por meio de audiogravação das narrativas dos
professores/gestores e do diário de campo. Como resultado os participantes indicam que
as relações sociais na gestão são conflituosas, geram tensão, mas que com o diálogo e
esclarecimento as coisas ganham uma dimensão mais sensata e vão se ajustando,
organizando as relações de trabalho para o bem comum.
Palavras-chave: Formação Continuada. Gestão. Educação Inclusiva.

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Biografia do Autor

José Francisco Chicon




Graciele Massoli Rodrigues




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Publicado

04-04-2019