DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR NA ÓTICA DOS ALUNOS-PROFESSORES, PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Yvina Pavan Baldo
  • Daniele Veiga Carneiro Sonder

Resumo

Este artigo de cunho qualitativo apresenta um estudo de caso de uma pesquisa realizada em 13 escolas de diferentes níveis de ensino. A pesquisa é o resultado de uma proposta acadêmica, desenvolvida em uma disciplina de um curso na área de formação de professores no nível de pós-graduação lato sensu, com o objetivo promover uma interlocução entre práxis pedagógica e os processos formativos. O público-alvo do curso são professores, que mediante os conteúdos estudados na formação e as experiências vivenciadas em sala de aula promoveram uma prática reflexiva a partir dos diálogos e da construção do conhecimento. O recorte escolhido apresenta o mapeamento da situação encontrada nas escolas referente à inclusão escolar, considerando o diálogo entre os sujeitos envolvidos. Por meio do desenvolvimento de um projeto, os diferentes tipos de deficiência foram abordados ao longo da pesquisa, permitindo uma ampla discussão sob diferentes óticas: alunos-professores, professores de educação especial e alunos com deficiência. Os resultados obtidos na coleta de dados e na análise do perfil diagnóstico da turma de pós-graduação demonstram a construção do conhecimento a partir de um mundo até então 'invisível' para alguns alunos-professores, obtendo aprendizagens que fizeram e/ou farão a diferença em sua prática e na sua comunidade escolar. Além disso, apontam para as fragilidades encontradas na formação docente, a carreira docente e suas pluralidades e a importância de ouvir a 'voz' dos alunos com deficiência nos processos formativos.

Palavras-chave: inclusão; formação de professores; educação especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. Estudo de caso: seu potencial na educação. Revista de
estudos e pesquisas em Educação. Cadernos de pesquisa. Nº 49, p.51-54. São Paulo, Maio, 1984.
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014. 156p.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de Dezembro de 1996. Que estabelece as
diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso: jul. 2013.
_______. Lei de nº 12.796 de 04 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm>.
Acesso em: 02. nov. 2015.
_______. Lei de nº 13.146 de 06 de Julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de
Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-
2018/2015/Lei/L13146.htm#art127>. Acesso em: 02. maio. 2016.
BUENO, J. G. S. As políticas de inclusão escolar: uma prerrogativa da
educação especial. In: BUENO, J. G. S; MENDES, G. M. L; SANTOS, R. A.
(Org.). Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. Araraquara,
SP: Junqueira & Marin; Brasília, DF: Capes, 2008. p. 43-63.
FAGUNDES, L. C.; SATO, L. S.; MAÇADA, D. Aprendizes do futuro: as
inovações começaram. Cadernos Informática para a mudança em Educação. MEC/SEED/ProInfo, 1999.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática
educativa. São Paulo: Paz e Terra (Coleção Leitura), 1996.
FREITAS, M. C. O aluno incluído na educação básica: avaliação e
permanência. São Paulo: Cortez, 2013. (Coleção educação & saúde; 9).
KASSAR, M. C. M.; ARRUDA, E. E.; BENATTI, M. M. S. Políticas de inclusão: o verso e o reverso de discursos e práticas. In: JESUS, Denise. M. de; BAPTISTA, C. R.; BARRETO, M. A. S.; VICTOR, S. L. (Orgs.). Inclusão: práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, 2007, p. 21-31.
PRIETO, R. G. Educação para todos: reflexões sobre o atendimento escolar dos portadores de deficiência. In: Educação em Foco. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2000.
RAIÇA, D. Tecnologia e Educação inclusiva. In: RAIÇA, D. (Org.). Tecnologias para a Educação Inclusiva. São Paulo: Avercamp, 2008. p. 19-34.
SANTOS, E. C. A inclusão escolar e a família da criança com autismo. In:
PADILHA, A. M. L.; OLIVEIRA (Orgs.). Educação para todos: as muitas faces da inclusão escolar. Campinas, SP: Papirus, 2013. P. 59-87
SANTOS, E. C.; OLIVEIRA, I. M. Trabalho Pedagógico e autismo: desafios e possibilidades.Revista FACEVV, v. 10, p. 46-58, jan./jul. 2013. Disponível em: <http://www.facevv.edu.br/Revista/10/Artigo4.pdf>. Acesso em: set. 2013
VIGOSTSKI, L. S. A formação social da mente. 6ed. Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Publicado

04-04-2019