A PERSPECTIVA DE GESTORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL FRENTE AO PROCESSO FORMATIVO: AVALIANDO PRÁTICAS

Autores

  • Janaina Borges Alves
  • Eldimar de Souza Caetano
  • Regiane Lira Duarte
  • Nadyeska Santos Silva

Resumo

Esse trabalho é parte de um processo de formação continuada de
gestores públicos de Educação Especial da região sul do Espírito Santo,
iniciado em 2013. Neste movimento, como uma das estratégias formativas, foi utilizado, em 2015, o formato de colóquio, intitulado “I Colóquio sobreFormação, Pesquisa e Gestão em Educação Especial”, evento realizado na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, cujo objetivo foi dialogar e aprofundar o processo de pesquisa-formação vivido pelos gestores e pesquisadores, para a construção de uma política de formação continuada na perspectiva inclusiva. O evento contou com a participação de gestores da região Sul, secretários de educação e de gestores de outras regiões do estado, professores, estudantes universitários e pesquisadores, promovendo diálogos e trocas de saberes entre os atores. Compreende-se que o colóquio, dentro do processo formativo, colabora e traz reflexões acerca das temáticas de Formação, Gestão e financiamento da educação. Como instrumento de análise foram utilizado os questionários avaliativos do colóquio, aplicados no último encontro. Assim, o texto tem como objetivo compreender/analisar o rebatimento de uma proposta de formação continuada na prática dos envolvidos nesse processo, pela via do que apontam nos questionários. Toma como referencial teórico-metodologico a pesquisa-ação colaborativo-crítica, suas bases epistemológicas e metodológicas estão alicerçadas na críticaemancipatória e na colaboração entre pesquisadores e participantes (Carr&Kemmis, 1988). Logo, aposta no diálogo, que segundo Freire (1980) é o encontro dos homens, é uma exigência existencial, que nos leva a refletir e agir, buscando a transformação. Isso permite entender a análise deste processo formativo, que levou a refletir e aprofundar conhecimento relativo à avaliação de “Eventos científicos”, bem como contribuir para a formação contínua e qualificação das práticas e pesquisas na área de Educação Especial.

PALAVRAS-CHAVES: Formação Continuada; Educação Especial; Avaliação
de “Eventos Científicos”.

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Publicado

04-04-2019