EXPERIÊNCIA-FORMATIVA: UM OLHAR ATRAVÉS DAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS ENVOLVIDAS COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Madalena Maria Barbosa Tsyganok
  • Rose Mary Fraga Pereira
  • Hiran Pinel

Resumo

O trabalho abrange as narrativas produzidas junto-com duas professoras, acerca das experiências vividas, cujo método de pesquisa foi de inspiração Fenomenológico-Existencial. Objetivou produzir narrativas sobre as experiências de duas professoras inclusivas, envolvidas com a Educação Especial, em sala de aula regular e ou fora dela, e que trabalham em escolas públicas do município de Vitória (ES). E, nesse processo, apreender o vivido por professoras-narradoras-pesquisadora na produção das experiênciasformativas advindos da interdinâmica de narrar-com elas, sempre buscando pelas experiências, os sentidos e as aprendizagens. Com referência na filosofia de Walter Benjamin e autores contemporâneos, analisou-se a problemática histórico-existencial nos envolvimentos das docentes com a Educação Especial. Elaboraram-se perspectivas e possibilidades de conhecimentos de si e do outro na produção de experiências-formativas docentes, com inspiração na abordagem (auto)biográfica. Nas (in)conclusões destacou-se que é preciso pensar-sentir o ofício da profissão docente em termos dos envolvimentos com a Educação Especial e, nos movimentos internos-externos do ser sendo nas diferentes possibilidades de existência no mundo. A pesquisa encontrou sentidos através da produção de narrativas das experiências, elaboradas junto com as docentes, uma tarefa desafiadora que possibilitou um diálogo sobre a educação especial nas questões afetas ao ser sendo docente-discente em sala de aula regular. Considerou-se relevante compreender a complexidade vivida na Educação Especial em sala de aula regular, tendo as narrativas como um referencial, e deste modo, potencializar esse saber-fazer nos processos de formação de professores.


Palavras-chave: Educação Especial; Professores–Formação; Fenomenologia-Existencialismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMATUZZI, M. M. (2007). Experiência: um termo chave para a psicologia. Memorandum, 13, 8-15. Disponível em:
<http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a13/01Amatuzzi.pdf >. Acesso em: 22 maio 2012.
ANJOS, Hildete Pereira dos (org.). As histórias de todas e de cada uma:
construindo um trajeto para a educação especial. Curitiba: CRV, 2014.
AZEVEDO, Joanir Gomes de. Fazer com paixão sem perder a razão: retalhos de uma experiência em escola pública de tempo integral. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
BARBOSA-TSYGANOK, Madalena Maria. Formação Docente: Um educador, suas histórias de vida e os sentidos produzidos sobre a educação inclusiva. Monografia, Brasília: UnB, 2011. 95p.
______. Narrativas de professoras envolvidas com a Educação Especial:
uma compreensão das experiências, sentidos e aprendizagens. Vitória:
Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, tese de
doutorado, 2015. 180f.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.
______. A origem do drama trágico alemão. Edição e tradução João
Barrento. 2ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013 (a).
______. Escritos sobre mito e linguagem. Organização, apresentação e
notas de Jeanne Marie Gagnebin. Tradução de Susana Kampff Lages e Ernani Chaves. São Paulo: Duas Cidades, 2013 (b).
BOSI, Ecléa. O vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê, 2003.
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza et al. Vozes da Educação: memórias, histórias e formação de professores. Rio de Janeiro: Faperj, 2008.
CAIXETA, Juliana Eugênia. Guardiãs da memória: tecendo significações de si, suas fotografias e seus objetos. Tese de doutorado. Brasília: UnB, 2006. 204p.
CATANI, Denise Barbara; BUENO, Belmira Oliveira; SOUSA, Cynthia Pereira de; SOUZA, M. Cecília C. C. (orgs.). Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras Editora, 2003.

Downloads

Publicado

04-04-2019