OS SABERES DOCENTES ACERCA DA DIVERSIDADE DAS SÍNDROMES GENÉTICAS

Autores

  • Gisély de Abrêu Corrêa
  • Allana Cristini Borges de Resende
  • Edmar Reis Thiengo

Resumo

Este estudo foi motivado pelas pesquisas dos autores acerca das
síndromes genéticas e buscou identificar de que maneira os saberes dos
docentes acerca dessas síndromes influencia em sua prática pedagógica.
Através de uma pesquisa qualitativa, os dados foram produzidos a partir de resposta a questionário, realização de dinâmica envolvendo as características de diversas síndromes genéticas e registros no diário de bordo dos pesquisadores. Os sujeitos constituíram-se em dois grupos de professores, sendo um formado por mestrandos matriculados na disciplina Inclusão e Diversidade e ou outro, formado por professoras graduadas em Pedagogia que possuíam estudantes com síndrome de Down em suas turmas, uma das síndromes genéticas mais conhecidas. Os sujeitos que possuem alguma síndrome genética apresentam particularidades, e precisam ser respeitados e valorizados em suas características. A análise das respostas das entrevistas e da reação dos mestrandos durante a dinâmica envolvendo características de diferentes síndromes genéticas, sugeriu a necessidade de maior consistência das informações sobre síndromes genéticas. Essas informações podem ser obtidas na formação inicial dos professores. Percebemos que muitas ações e respostas baseavam-se mais em dados empíricos do que em informações científicas. Ao apresentarmos as características da síndrome de Down esugerirmos ações a partir delas, demonstramos que os saberes docentes acerca das síndromes genéticas influenciam diretamente no desenvolvimento das ações pedagógicas junto a eles. Além na necessidade de maiores esclarecimentos sobre as síndromes genéticas durante a formação inicial dos professores, defendemos a atuação investigativa e reflexiva dos docentes, buscando a investigação de suas próprias práticas, para melhor atender às necessidades educacionais especiais dos estudantes com síndromes
genéticas.

Palavras-chave: síndromes genéticas. saberes docentes. necessidades
educacionais especiais.

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Referências

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DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 2ª ed. Campinas, SP: Autores
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Publicado

04-04-2019