ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PPGE/UFES DO PERÍODO DE 2013 A 2015

Autores

  • Nilma Moreira da Penha
  • Helen Malta Valladão

Resumo

Este artigo tem como objetivo estudar a questão da articulação lógica entre o problema e a proposição teórico-metodológica das pesquisas na área da Educação Especial, tendo como foco os seus pressupostos epistemológicos, tomando por base as interpretações realizadas em resumos de pesquisas em nível de mestrado e doutorado, da linha de Diversidade e Práticas Educacionais inclusivas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, PPGE/UFES, nos anos de 2013, 2014 e 2015. Focando os seus pressupostos epistemológicos, entendimento específico da epistemologia como possibilidade de análise crítica do conhecimento humano, particularmente do conhecimento científico. Como metodologia utilizou-se análise bibliográfica. Tendo como questionamento, qual a real importância dos resumos nas mais diversas pesquisas? O procedimento adotado foi interpretação de Dissertações e Teses produzidas no PPGE/UFES. Como aporte teórico nos embasamos em Sánches Gamboa (1987). Foram encontrados diversos tipos de metodologias de pesquisa nas dissertações e teses analisadas, dentre elas, Estudo de Caso, Pesquisa-Ação colaborativocrítico, História de Vida, Narrativa e Análise documental. Concluímos, que a partir dos resumos analisados os autores das referidas pesquisas apresentam coerência em relação ao objeto de pesquisa, apontando a possibilidade de uma real inclusão na educação infantil, ensino fundamental e na EJA (educação de jovens e adultos). Não queremos com isso qualificar ou desqualificar os trabalhos, mas entender a produção da pesquisa a partir dos seus resumos.

PALAVRAS-CHAVE: pesquisa; epistemologia e educação especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAHÃO, M.H.M.B. (orgs). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre/Salvador, EDIPUCRS/EDUNEB, 2006.
CATANI. Lembrar, narrar, escrever: memória e autobiografia em história da educação e em processos de formação. In: BARBOSA, R.L.L. Formação de educadores. desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
CORSETTI, Berenice. Análise documental no contexto da metodologia
qualitativa. UNIrevista, vol. 1, n° 1: 32-46 (janeiro 2006). Disponível
em: http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/ART%2005%20BCorsetti.pdf>
Acesso em: 27 de outubro de 2015.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como ciência da educação.
Campinas: Papirus, 2003.
JOSSO, Marie-Christine. Os relatos de histórias de vida como
desvelamento dos desafios existenciais da formação e do conhecimento:
destinos sócio-culturais e projetos de vida programados na invenção de si. In: SOUZA, E.C., 2006.
ABRAHÃO, M.H.M.B. (orgs). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre/Salvador, EDIPUCRS/EDUNEB, 2006.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens
qualitativas. São Paulo: EPU; 1986. e Brioschi LR, Trigo MHB. Relatos de vida em ciências sociais: considerações metodológicas. Ciênc e Cult 1987; 39 (7): 631-7.
MARQUES, Luciana Pacheco; CARNEIRO, Carla Toscano; ANDRADE,
Josiane da Silva; MARTINS, Nathalia Toledo; GONÇALVES, Rafael Marques.
Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, Mai.-Ago. 2008, v.14, n.2, p.251-272.
SANCHEZ GAMBOA, S. Epistemologia da pesquisa educacional: estruturas lógicas e tendências teórico-metodológicas. 1987. 229f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1987.
SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia Científica: a construção do
conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
SOUZA, Elizeu Clementino, A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico metodológicas sobre história de vida em formação. In.: Revista Educação em Questão. V. 25, n. 11, jan./abr. 2006, pp. 22/39, Natal, RN: EDUFRN, 2006.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez,
1985.

Downloads

Publicado

04-04-2019