A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA PELO MUNICÍPIO DE CARIACICA AOS PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Autores

  • Eula Amorim Sanglard Lopes

Resumo

Esse trabalho objetiva analisar a formação continuada dos
professores de Educação Especial que atuam no atendimento educacional especializado, nas salas de recursos multifuncionais, ofertada pela Secretaria Municipal de Educação de Cariacica. Para tanto, se baseia nas contribuições da abordagem histórico-cultural de Vigotski (1998) e outros autores (SERRÃO, 2006) que vêm desenvolvendo estudos sobre essa temática. Para o desenvolvimento do estudo, optamos em desenvolver o estudo de caso. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados a entrevista, a observação e os relatórios das formadoras que ministraram o curso de formação continuada na rede de ensino municipal de Cariacica. Foi possível observar que os professores da Educação Especial no município eram graduados e possuíam cursos na área de Educação Especial, em nível de pós-graduação latu senso e/ou formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação. Em relação à política da Educação Especial, o município procura garantir o acesso, a permanência e o desenvolvimento escolar dos alunos público-alvo da Educação Especial por meio dos professores colaboradores das ações inclusivas, dos professores do atendimento educacional especializado na sala de recursos multifuncionais, do apoio pedagógico/cuidador, do atendimento domiciliar, do fórum de famílias e do carro adaptado. A política de formação continuada dos professores de Educação Especial caracterizou-se como possibilidade de reflexão e aprendizagem para os sujeitos participantes desse processo. Além disso, essa proposta apresenta os dilemas e desafios inerentes à formação de professores de Educação Especial no Brasil, que envolve aspectos, políticos, sociais e educacionais, como a indefinição do lócus da formação, a centralidade ou não da docência.

Palavras-chave: Educação Especial. Formação de professores. Atendimento educacional especializado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica.
Resolução CNE/CEB nº.4, de 2 de outubro de 2009. Diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na educação básica, modalidade Educação Especial.
CHIZZOTTI, Mazzotti. A pesquisa em ciência humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, n. 2, Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2003.
DENARI, F. Um (novo) olhar sobre a formação do professor de educação
especial: da segregação à inclusão. In: RODRIGUES, D. (Org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.
DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: críticas às apropriações
neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.
FRANÇA, Marileide Gonçalves. No entrelaçar das complexas tramas
políticas e sociais da inclusão escolar: o trabalho do professor de Educação Especial. 2008.Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós- Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2008.
GONÇALVES, A. F. da S. As políticas e a formação de professores na
implementação da inclusão escolar no município de Cariacica. 2008.Tese
(Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação,
Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2008.
JESUS, Denise Meyrelles de; VICTOR, Sonia Lopes; GONÇALVES, Agda
Felipe Silva (orgs.). Formação, práticas pedagógicas e inclusão escolar no Observatório Estadual de Educação Especial, São Carlos: Marquezine & Manzini: ABPEE, 2015.
LUDKE, M & ANDRÉ, M.E.D. A Pesquisa em educação: abordagens
qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MICHELS, M. H. Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma
educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar. Revista Brasileira de Educação, v. 11 n. 33 set./dez. 2006.
PLEST, M. D.; FONTES, R. de S.; GLAT, R. O papel da educação especial
no processo de inclusão escolar: a experiência da rede municipal de
educação do Rio de Janeiro. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO
NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 29., 2006, Caxambu. Disponível em: <http://www.anped.org.br>. Acesso em: 26 out.
PRIETO, R. G. Professores especializados de um centro de apoio: estudo
sobre sabres necessários para sua prática. In: JESUS, D. M. de et al. (Org.). Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação /Prefeitura Municipal de Vitória /CDV/FACITEC, 2007. p. 281-294.
SERRÃO, M. I. B. Aprender a Ensinar: A aprendizagem do ensino no curso de Pedagogia sob o enfoque histórico-cultural. 1ª ed. São Paulo - SP: Cortêz, 2006.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente:o desenvolvimento de
processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
______. Psicologia pedagógica. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo:
Martins fontes, 2004.

Downloads

Publicado

04-04-2019