PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA COM PROFESSORES DO AEE: POTENCIALIDADES DOS CASOS DE ENSINO

Autores

  • Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo
  • Enicéia Gonçalves Mendes

Resumo

O presente estudo visa investigar possíveis contribuições de um programa de formação continuada baseado na análise e produção de casos de ensino, em um ambiente virtual de aprendizagem/AVA, para o desenvolvimento profissional de professoras especializadas de salas de recursos multifuncionais. O desenvolvimento do programa foi baseado nas necessidades formativas de professoras do atendimento educacional especializado/AEE. Esta investigação, fundamentou-se na abordagem qualitativa baseando-se nos princípios da pesquisa colaborativa. Participaram da pesquisa doze professoras de salas de recursos multifuncionais e uma gestora da educação especial do sistema municipal de ensino de Marabá-PA. O programa envolveu seis módulos, totalizando 120 (cento e vinte) horas, desenvolvido em um ambiente virtual de aprendizagem com temáticas e conteúdos da área de educação especial, exploradas através de casos de ensino analisados e construídos pelos professores. As evidências permitem concluir que o uso de casos de ensino, demandou que as professoras utilizassem conhecimentos teóricos, conteúdos de documentos legais e conhecimentos práticos. A produção e análise de casos atendeu a um conjunto de necessidades formativas desse grupo de professoras do AEE, com a possibilidade de subsidiar sua atuação qualificada, frente as múltiplas funções que lhes são atribuídas, para apoiarem a inclusão escolar contribuindo assim com sua aprendizagem e desenvolvimento profissional.

Palavras Chave: Educação Especial. Formação de professores de Educação Especial. Casos de Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Ministério da Educação. 11ª Ed., 1996.
DUEK, Viviane Preichardt. Educação Inclusiva e formação continuada:
contribuições dos casos de ensino para os processos de aprendizagem e
desenvolvimento profissionais de professores. 349 folhas. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, 2011.
FERRARO, Alceu Ravanello. Escolarização no Brasil na ótica da exclusão. In:MARCHESI, Álvaro; GIL, Carlos Hernández. Fracasso escolar: uma
perspectiva multicultural. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MENDES, Enicéia Gonçalves; CIA, Fabiana (Org.) Inclusão Escolar e o
atendimento educacional especializado. Série: Observatório Nacional de
Educação Especial. Vol. 1. Marquezine & Manzini: ABPEE, São Carlos, 2014.
MENDES, Enicéia Gonçalves; CIA, Fabiana; D´AFFONSECA, Sabrina M.
(org.). Inclusão Escolar e a Avaliação do público-alvo da Educação
Especial. - São Carlos: Marquezine & Manzini: ABPEE, 2015. 522 p. –
(Observatório nacional de educação especial; v.2).
MENDES, Enicéia Gonçalves; CIA, Fabiana; CABRAL, Leonardo Santos
Amâncio (org.). Inclusão escolar e os desafios para a formação de
professores em educação especial. - São Carlos: Marquezine & Manzini:
ABPEE, 2015b. 530 p. – (Observatório nacional de educação especial; v.3).
MENDES, Enicéia Gonçalves; CIA, Fabiana; TANNÚS-VALADÃO, Gabriela
(org.). Inclusão escolar em foco: organização e funcionamento do
atendimento educacional especializado - São Carlos: Marquezine & Manzini: ABPEE, 2015. 520 p. – (Observatório nacional de educação especial; v.4).
RABELO, L.C.C.; OLIVEIRA, I.A.; OLIVEIRA, A. P.. Atendimento Educacional em Salas de Recursos Multifuncionais de Escolas da Rede Municipal de Marabá- Pará. In: MENDES, Enicéia Gonçalves; CIA, Fabiana; TANNÚSVALADÃO, Gabriela (org.). Inclusão escolar em foco: organização e funcionamento do atendimento educacional especializado - São Carlos: Marquezine & Manzini: ABPEE, 2015c. 520 p. –(Observatório nacional de educação especial; v.4).
RABELO, L.C.C.. Relatório da pesquisa do Observatório Nacional de
Educação Especial/ONEESP/Marabá. Vinculado ao Projeto de Pesquisa: A
Implantação e funcionamento das salas de recursos multifuncionais na rede municipal de ensino de Marabá PIBIC/UFPA 2013-2014, Marabá-PA, 2014b.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Casos de ensino e aprendizagem
profissional da docência, Em: Anete ABRAMOWICZ, Anete; MELLO, Roseli R. Educação: pesquisas e práticas. Papirus, Campinas, 2000, p. 139-161.

Downloads

Publicado

04-04-2019