POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: UMA PROPOSTA DA REGIÃO SERRANA DO ES

Autores

  • Maria José Carvalho Bento
  • Mariangela Lima de Almeida
  • Nazareth Vidal da Silva

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar o processo de construção da política de formação continuada, na perspectiva da inclusão escolar, desenvolvida por gestores públicos de Educação Especial da Superintendência Regional de Afonso Cláudio, bem como os municípios a ela jurisdicionados. Focaliza as concepções ontológicas e epistemológicas expressas no projeto político de formação continuada elaborado pelos gestores. Assume como referencial teórico-metodológico a pesquisa-ação colaborativo-crítica, sustentada pelos pressupostos da teoria do agir comunicativo. O estudo baseia-se na constituição de grupos de estudo-reflexão, a partir dos quais, desdobrou-se em três momentos: no primeiro, utilizou-se a estratégia dos grupos focais, os quais propiciaram um movimento de engajamento de seus participantes; no segundo, foi criado o grupo de estudo-reflexão, que buscou estudar e aprofundar questões teórico-conceituais para planejar e refletir sobre processo de pesquisa-ação e formação com os gestores; e no terceiro, acompanhou-se a materialização da construção da proposta de uma política pública de formação continuada.Observou-se que os gestores, ao construírem propostas de formação continuada para os profissionais de suas redes de ensino, desenvolvem sua própria formação, e ainda a importância da continuidade das ações e efetivação do projeto político elaborado, garantindo-lhe um caráter de política que não se esvai com a mudança de governos e administrações, mas que permite ser avaliado e caracterizado como uma política de ação pública, cuja construção tem participação de diversos autores/atores que definem e interpretam as atividades no espaço público da educação.

Palavras chaves: Educação Especial. Formação Continuada. Políticas
Públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Caminha, M.F.C., Serva, V.B., Anjos, M.M.R.D., Brito, R.B.D.S., Lins, M.M., Batista, Filho, M. (2011). Aleitamento materno exclusivo entre profissionais de um Programa Saúde da Família. Ciênc saúde coletiva, 16(4): 2245-50.

Brandão, E.C., Silva, G.R.F., Gouveia, M.T.O., Soares, L.S. (2012). Caracterização da comunicação no aconselhamento em amamentação. Rev Eletr Enf, 14(2):355-65.

World Health Organization (WHO). The optimal duration of exclusive breastfeeding. Geneva: World Health Organization; 2001.

Alves CRL, Goulart EMA, Colosimo EA, Goulart, LMHF. Fatores de risco para o desmame entre usuárias de uma unidade básica de saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, entre 1980 e 2004. Cad. Saúde Pública, 2008; 24(6): 1355-67.

Silva CMC, Meneghim MDC, Pereira AC, Mialhe FL (2010). Educação em saúde: uma reflexão histórica de suas práticas. Ciênc saúde coletiva, 15(5): 2539-50.

Oliveira A, Neto S, Machado MLT, Souza MBBD, Feliciano AB, Ogata MN (2010). Communication within the context of user welcoming into a family health unit in São Carlos, São Paulo. Interface - comunic saúde educ. 12(27): 749-62.

Mesquita, R. F., & Matos, F. R. N. (2014). A abordagem qualitativa nas ciências administrativas: aspectos históricos, tipologias e perspectivas futuras. Revista Brasileira de Administração Científica, 5(1), 7-22.

Mesquita, R. F., de Sousa, M. B., Martins, T. B., & Matos, F. R. N. (2014). Óbices metodológicos da prática de pesquisa nas ciências administrativas/Methodological obstacles on the research practices of administration science. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 8(1), 50.

Minayo, M.C.S. (2010). O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12ed; São Paulo: HUCITEC/ABRASCO.

Machado, M.C.M., Assis, K.F., Oliveira, F.D.C.C., Ribeiro, A.Q., Araújo, R.M.A., Cury, A.F., Franceschini, S.D.C.C. (2014). Determinantes do abandono do aleitamento materno exclusivo: fatores psicossociais. Rev Saúde Pública, 48(6):985-94.

Gradim, C.V.C., Magalhães, M.C., Faria, M.D.C.F., Arantes, C.I.S. (2011). Aleitamento materno como fator de proteção para o câncer de mama. Rev Rene., 12(2): 358-364.

Teixeira, M.M., Vasconcelos, V.M., Silva, D.M.A., Martins, E.M.D.C.S., Martins, M.C., Frota, M.A. (2013). Percepções de primíparas sobre orientações no pré-natal acerca do aleitamento materno. Rev Rene, 14(1): 179-86.

Fonseca-Machado, M.O., Haas, V.J., Stefanello, J., Nakano, A.M.S., Gomes-Sponholz, G. (2012). Aleitamento materno: conhecimento e prática. Rev Esc Enferm USP, 46(4): 809-15.

Maeda, T.C., Parreira, B.D.M., Silva, S.R., Oliveira, A.C.D.A. (2014). Importância atribuída por puérperas às atividades desenvolvidas no pré-natal. Rev Enferm Atenção à Saúde, 3(2): 100-10.

Camarotti, C.M., Nakano, A.M.S., Pereira, C.R., Medeiros, C.P., Monteiro, J.C.S. (2011). Perfil da prática da amamentação em grupo de mães adolescentes. Acta paul enferm., 24(1): 55-60.

Rito, R.V.V.F. (2009). Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação: avaliação em unidades da rede básica de saúde da cidade do Rio de Janeiro [Tese de Doutorado]. Rio de Janeiro: Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz.

Sá, C.G.C. (2011). Conhecimento das Puérperas sobre o Aleitamento Materno. Facene/Famene., 9(2): 99-105.

Barbosa LN. Vivências de Nutrizes que optaram pelo Aleitamento Materno Exclusivo: Contribuições às Práticas Educativas em Saúde [Dissertação], 2014. UFMT, Cuiabá.

Venâncio, S.I., Martins, M.C.N., Sanches, M.T.C., Almeida, H., Rios, G.S., Frias, P.G. (2013). Análise de implantação da Rede Amamenta Brasil: desafios e perspectivas da promoção do aleitamento materno na atenção básica. Cad Saúde Pública, 29(11): 2261-2274.

Porto, M.C.P., Fernandes, V.M.S.B., Backes, V.M.S (2010). Educação em saúde: perspectivas de uma equipe da Estratégia Saúde da Família sob a óptica de Paulo Família. Rev Bras Enferm, 63(4): 567-73.

Barbosa JAG, Santos FPC, Silva PMC. Fatores associados à baixa adesão ao aleitamento materno exclusivo e ao desmame precoce. Rev Tecer,2013; 6(11): 154-66.

Bonilha, A.L.L., Schmalfuss, J.M., Moretto, V.L., Lipinski, J.M., Porciuncula, M.B. (2010). Capacitação participativa de pré-natalistas para a promoção do aleitamento materno. Rev. bras. Enferm, 63(5): 811-6.

Fragoso, A.P.R., Fortes, R.C. (2011). Fatores associados à prática do aleitamento materno entre nutrizes de um hospital público do Distrito Federal. J Health Sci Inst.29(2), 114-8.

Wielens, T.N., Pereira, J.F., Dreher, D.Z., Gomes, J.S., Campos, I.F.A. (2013). Grupo operativo de gestantes como estratégia para o aconselhamento em amamentação. Salão do Conhecimento, 1(1): 50-60.

Downloads

Publicado

04-04-2019