ALGUMAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL A PARTIR DOS APORTES ELISIASIANO
Resumo
Este artigo resulta da pesquisa qualitativa que objetivou analisar a
percepção sobre a inclusão escolar dos professores matriculados no curso de Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva, ofertado em 2015 pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. A pergunta inicial que nos motivou à investigação foi: Quais são os sentidos que os professores atribuem ao movimento de escolarização na escola comum, dos estudantes público-alvo da Educação Especial? Os dados que nos ajudaram a conhecer a percepção dos profissionais, foram coletados, inicialmente, com a análise do formulário individual de inscrição e, também a partir da análise das respostas da avaliação escrita feita pelos professores para ingresso no curso, que nos propiciou construir as categorias para a verificação da percepção sobre inclusão escolar do estudante público-alvo da Educação Especial. Como pressuposto teórico para as análises tomamos alguns conceitos eliasianos da Sociologia Figuracional, em especial, o processo civilizador, figuração e habitus. Os dados evidenciaram a compreensão dos professores de que o público recebido pela escola comum em nosso contexto, exige uma prática pedagógica para além daquela conhecida nos cursos de graduação em Pedagogia e, nessa figuração, nos indicam que há necessidade de ampliar os conhecimentos profissionais para atender a demanda de escolarização. As análises nos aproximaram da ideia de que um profissional alinhado com a filosofia da perspectiva de educação inclusiva, investe nas práticas intencionais cotidianas, de modo a atender às exigências deste momento histórico no trabalho pedagógico.
Palavras-chave: Educação Especial, Formação continuada, Sociologia
Figuracional.
Downloads
Referências
______________. O processo civilizador. Vol. I: Uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.
______________. Tecnização e Civilização. In: Escritos & Ensaios. Rio de
Janeiro: Zahar Ed.,2006. Disponível em <https://books.google.de/books?id=-AFFoNG0mzUC&pg=PT203&lpg=PT203&dq=a>. Acesso em 20 abril 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.