A ABORDAGEM SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Roberto Carlos Machado

Resumo

Este trabalho é um recorte do trabalho de conclusão de curso, do curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva. O objetivo deste trabalho foi investigar junto a professores do ensino fundamental de nove anos a abordagem sobre altas habilidades/superdotação em suas formações, seja inicial ou continuada, e qual ou quais características deve ter o docente para atuação junto a esse público alvo da educação especial. A pesquisa contou com a participação de quinze professores dos anos iniciais aos anos finais do ensino fundamental, ressaltase a participação de professores de artes e educação física, que atuam em todos os anos. O instrumento utilizado para investigação foi o questionário semiestruturado, com abordagens quantitativas e qualitativas. Foi dada liberdade aos entrevistados de expressar livremente suas ideias e concepções sobre altas habilidades. A maioria das respostas estava em consonância com a fundamentação legal e teórica, mas ainda é um tema pouco explorado na formação docente. O desenvolvimento da pesquisa se baseou na perspectiva histórico-cultural, por se tratar da procura contínua por meio da formação, em que o professor, por meio de reflexão e ação, se modifica, se reinventa, provocando mudanças culturais e sociais em seu meio. Este estudo sinaliza que altas habilidades/superdotação é um tema pouco aprofundado na formação docente e indica que as políticas públicas nessa área de conhecimento apresentam carência em investimentos, especialmente na circulação de informações sobre altas habilidades, para que os professores possam refletir sobre suas práticas cotidianas na intervenção com esses alunos.

Palavras-chave: Educação especial. Altas habilidades/superdotação.
Formação docente.

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Publicado

04-04-2019