O PROCESSO DE ENSINO PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O estudo aborda a temática dos processos de ensino e aprendizagem dos
alunos com deficiência intelectual, tendo como objetivo analisar a compreensão
dos professores sobre o processo de ensino e aprendizagem do aluno com
deficiência intelectual nas séries finais do ensino fundamental. Toma como
referencial a abordagem histórico-cultural, compreendendo o desenvolvimento
humano a partir dos modos como o sujeito é inserido e significado no meio
social, favorecendo ou não sua participação nas práticas culturais, dando
destaque aos processos mediados que permitem compreender a apropriação
do mundo pelo sujeito. Diante do objetivo do estudo, foi realizada uma
pesquisa exploratória desenvolvida por meio de um estudo de caso
empregando a técnica da observação participante das atividades dos
profissionais e entrevista semiestruturada com dois professores, duas
pedagogas e uma professora colaboradora. O estudo se realizou numa escola
da rede municipal de Vila Velha do Estado do Espírito Santo, Brasil. Os dados
indicam que as práticas pedagógicas, a formação continuada e o trabalho
colaborativo precisam ser organizados, planejados e sistematizados para que
contribuam para a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual, fazendo
com que ele tenha acesso ao currículo. Indicou que o planejamento pode
ajudar o grupo a pensar sobre o seu sentimento de incompletude e a partir das
inquietações dos docentes, buscarem ações para se trabalhar com o público-
alvo da educação especial. Inclusive a mediação pedagógica intencional e
sistematizada pautada num planejamento prévio para as ações das
intervenções são necessárias e fundamentais para promover a aprendizagem e
o desenvolvimento cognitivo de qualquer aluno e inclusive do aluno com
deficiência intelectual. Dessa forma, compreender a partir da abordagem
histórico-cultural a aprendizagem como um processo partilhado e relacional
ajuda no ensino e na aprendizagem do adolescente com deficiência intelectual,
rompendo assim com a cultura do déficit.
Palavras-Chave: Deficiência intelectual. Educação Inclusiva. Mediação.
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