PROCESSOS ESCOLARES COTIDIANOS: A DEFICIÊNCIA VISUAL E O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Sanandreia Torezani Perinni

Resumo

Resumo: Este texto aborda práticas de ensino de língua inglesa para uma aluna cega e foi elaborado a partir dos estudos de mestrado. Tomamos os pressupostos teóricos da abordagem sócio-histórico-cultural, principalmente as contribuições de Vigotski e de Bakthin. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa na perspectiva do estudo de caso que teve por objetivo entender como se dá a apropriação da língua inglesa por uma aluna cega matriculada nas séries finais do ensino fundamental. Como procedimentos de pesquisa, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com a aluna cega, com a professora de inglês e com a professora especializada do atendimento educacional especializado e observação das aulas de inglês e do ambiente escolar. O local da pesquisa foi uma escola da rede estadual do município de Colatina-ES. A análise dos dados evidenciou que a aprendizagem da aluna cega não diferencia no que se refere a aprendizagem dos demais alunos, apenas necessita de outras vias para se realizar, bem como o fato de que a deficiência apenas se concretiza nas interações, no meio social. Os dados também revelam que a escola tem conhecimento das diferenças existentes no cotidiano escolar, entretanto, constatei um currículo pouco flexível às necessidades dos alunos com e sem deficiência, uma prática pedagógica que ainda privilegia a explanação de conteúdo, exercícios e a avaliações escrita e, na maioria das vezes individual. Considerando que o sentido da deficiência é resultado da combinação da história do indivíduo com o meio social, os dados apontam que a apropriação dos conhecimentos em língua inglesa pela aluna cega decorrem em meio à dificuldades que vão desde a falta de materiais adequados até os sentidos atribuídos pelos sujeitos desse processo acerca da deficiência visual, mais especificamente da cegueira, ou seja, os desafios que existem nesse processo estão determinados no contexto social e não apenas nas características biológicas.

 

Palavras-chave: língua estrangeira, deficiência visual, mediação.

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Publicado

04-04-2019

Edição

Seção

Pôster - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas