A EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA COMO REFERENCIAL DA AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ESCOLAR.
Resumo
A inclusão escolar tem exigido da escola e de seus profissionais novas práticas
em diagnóstico, didática e gestão do grupo de aprendizagem inclusivo. As
formas tradicionais de organizar a atividade pedagógica já não circunscrevem
todas as necessidades de discentes e docentes, se é que em algum momento
isto foi possível. A urgência e a importância de pesquisa nesta área são
prementes e direcionam a atuação dos grupos acadêmicos envolvidos neste
trabalho.
Este trabalho apresenta o processo e os resultados de utilização da teoria e
metodologia da Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein
na organização de uma turma inclusiva de 3o ano do Ensino Fundamental, em
uma escola municipal pública.
Como objetivo de pesquisa verificou-se a possibilidade de se a mudança de um
estilo tradicional de professor para um estilo mediador possibilita a
reestruturação das relações de interação entre os membros do grupo, bem
como a relação do aluno com o seu processo de aprendizagem, modificando
de uma postura passiva para uma outra, mais ativa e intencional.
No corpo do trabalho apresenta-se a caracterização dos indivíduos
participantes do projeto, da realidade escolar, dos processos organizacionais
da escola, dos registros do processo de desenvolvimento e aprendizagem, das
metodologias e avaliações segundo o referencial teórico e metodológico.
A mudança ocorrida como processo de aprendizagem deste projeto de
pesquisa, está principalmente na questão de acreditar no potencial de
modificabilidade humana e da relação social que a provoca, a experiência de
aprendizagem mediada.
Concluindo apresenta-se um resumo dos resultados, utilizando um perfil de
aluno como exemplificador dos processos, e as possibilidades de aplicabilidade
e multiplicabilidade em outras realidade escolares.
PALAVRAS-CHAVE: mediação, EAM, metacognição
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