JOGOS COOPERATIVOS NA PESPECTIVA INCLUSIVA PARA JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA
Resumo
RESUMO:
O presente estudo objetiva analisar e discutir as contribuições de jogos cooperativos na perspectiva inclusiva, para o desenvolvimento humano de adolescentes, jovens e adultos com deficiência intelectual e Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD) participantes do projeto de extensão: “Prática pedagógica de Educação Física adpatada para pessoas com deficiência”, realizado pelo Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA) do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Outro foco a ser percorrido nesse estudo refere-se à investigação sobre as contribuições dessa experiência para os processos de desenvolvimento e de aprendizagem dos envolvidos, afim de que possam se perceber como protagonistas de sua história, contribuido assim para a construção da sua autonomia. Nessa direção o delineamento teórico metodológico se constitui de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritiva e exploratória, e que utiliza como técnica para o tratamendo dos dados coletados a análise de conteúdos (BARDIN, 2004). Os integrantes da pesquisa serão aproximadamente trinta adolescentes, jovens e adultos com deficiência intelectual e autismo, advindos dos municípios: Serra, Vitória, Cariacica e Vila Velha/ES, cujas idades variam entre quinze e cinquenta anos de ambos os sexos. Os instrumentos utlizados se constituem das vídeo-gravações, dos registros fotográficos das intervenções, e do portfólio reflexivo. Os resultados parciais nos apontam uma significativa contribuição dos jogos cooperativos nos processos de desenvolvimento social e de aprendizagem dos envolvidos, especialmente pelo fato das ações didático-pedagógicas oportunizadas sempre vislumbrarem condições para que eles se percebam produto e produtor de cultura, favorecendo assim, seus respectivos processos inclusivos.
Palavra-chave: Inclusão, Educação Física, Jogos Cooperativos.
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