FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O ALUNO CEGO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM VILA VELHA/ES

Autores

  • Vanessa Pita Barreira Burgos

Resumo

RESUMO

 

Este trabalho é parte integrante do Projeto de Qualificação I para o Doutorado em Educação em curso na UFES/PPGE. Foi desenvolvido a partir de motivações como a incipiência de estudos acerca da formação continuada de professores e as dificuldades encontradas pelos tais no que tange ao ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares dos anos finais do Ensino Fundamental em relação à escolarização de estudantes com deficiência visual, a partir de uma abordagem inclusiva. Além disso, a pesquisa possui status inédito no PPGE e será finalizada em escola do município de Vila Velha, no estado do Espírito Santo (ES). De modo geral, a pesquisa objetiva entender como a formação continuada de professores de Educação Especial, com foco na deficiência visual, e que atuem nos anos finais do Ensino Fundamental, reflete no ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares dos estudantes com cegueira. Especificamente, este estudo tem por objetivos observar e analisar a ministração de aulas e intervenções por parte da professora de Educação Especial; pretende analisar as intervenções da equipe pedagógica (Diretora e Pedagoga) no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência visual (DV); intenta compreender como são e como se estabelecem as relações na escola; e, por fim, objetiva discutir ações que facilitem o ensino dos conteúdos curriculares dos anos finais do Ensino Fundamental e a apropriação destes conteúdos por parte dos estudantes com deficiência visual, a partir de uma abordagem inclusiva. A pesquisa tem seu delineamento a partir de um estudo de caso etnográfico, de natureza qualitativa com caráter exploratório. Para a coleta de dados serão utilizadas entrevistas semiestruturadas, observações espontâneas e levantamento bibliográfico e documental compatível com a temática estudada. Os resultados parciais da pesquisa apontam para a necessidade de melhorias na formação continuada dos professores.

 

Palavras-chave: Formação de Professores; Educação Inclusiva; Deficiência Visual.

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Publicado

04-04-2019