INTERAÇÕES DA CRIANÇA SURDA EM ESCOLA REGULAR
Resumo
Este estudo objetiva analisar as interações da criança surda em escola regular,
a fim de entender como ocorre o processo de escolarização dessa criança,
considerando a importância das interações para a constituição da linguagem e
da aprendizagem. O paradigma sociointeracionista de Vigotski é utilizado como
norteador, pois assim como o autor entendemos que a relação do sujeito com o
mundo é indireta, a interação social e os processos mentais são provenientes
das formas de mediação, e a linguagem é uma delas. Essa pesquisa,
caracterizada como estudo de caso, de cunho exploratório, tem como sujeito
uma criança surda, com 10 anos de idade, filha de pais ouvintes, frequentadora
do 3o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Caxias do Sul/Rio
Grande do Sul. A definição de escola de ensino regular como lócus de
investigação justifica-se pela Política Nacional de Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva, instituída em 2008, que pretende assegurar
a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência na rede regular de ensino.
A construção dos dados baseia-se em dois níveis de fontes de evidências: as
primárias, que consistem nas entrevistas semiestruturadas com os professores
e familiares da menina e o diário de campo, composto por registros das
observações diretas em sala de aula; e as secundárias, que são os vídeos
registrados nas visitas à escola e os pareceres pedagógicos da estudante. Os
resultados preliminares direcionam para a necessidade de reflexões
aprofundadas acerca das interações da criança surda em escola regular, com
vistas a novas estratégias de atuação nos processos de ensino/aprendizagem.
Palavras-chave: Interação. Educação inclusiva. Surdez.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.