CONSIDERAÇÕES DE PROFESSORES DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAS ACERCA DO CURRÍCULO PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL

Autores

  • Josiane Beltrame Milanesi
  • Enicéia Gonçalves Mendes

Resumo

Resumo

A política educacional brasileira prevê que a escolarização do público-alvo da Educação Especial (PAEE) seja feita em classes comuns das escolas regulares associado ao atendimento educacional especializado (AEE). Entretanto, as diretrizes sobre como deve ser o AEE ainda não são claras, principalmente no caso de alunos com deficiência intelectual (DI). A partir desta realidade, o presente estudo teve como meta investigar o AEE de alunos com DI, através da metodologia da pesquisa-ação em ambiente virtual, com professores especializados que atuam em salas de recursos multifuncionais (SRM). O estudo envolveu a construção de uma rede social virtual com doze professoras[1] de AEE de alunos com DI, que participaram de atividades de estudos de dez casos de ensino reais das participantes. A coleta de dados foi baseada em registros coletados a partir de ferramentas disponíveis no ambiente virtual, baseadas em respostas das professoras participantes as questões colocadas para cada um dos casos de ensino. As produções e os intercâmbios entre as professoras foram analisados fazendo-se uso da metodologia de análise de dados sugerida pela Grounded Theory. Para esta oportunidade, apresenta-se os dados relativos somente à temática do Currículo - adaptações/flexibilizações.

 

Palavras-chave: Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado; Deficiência intelectual.

 

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Publicado

04-04-2019

Edição

Seção

Pôster - Eixo 4 Atendimento Educacional Especializado