O USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO INCLUSIVO DAS CRIANÇAS SURDAS

Autores

  • Elenara Borges Silveira Franzoi

Resumo

O presente estudo objetiva instigar reflexões acerca dos temas tecnologias e
processo inclusivo de crianças surdas em escola regular. Para pautar as
reflexões aqui propostas foi realizada uma revisão de literatura, os descritores
utilizados foram: tecnologias e educação de surdos; tecnologias e
aprendizagem de surdos; a delimitação temporal foi de 2006 a 2015, foram
selecionados cinco artigos como corpus de análise. Desses artigos, emergiram
duas principais categorias: a primeira aponta a tecnologia como instrumento de
mediação no processo de ensino/aprendizagem da criança surda e a segunda
direciona para a necessidade de ressignificação conceitual, epistemológica do
uso das tecnologias na aprendizagem das crianças surdas. As relações entre
os temas propostos, são inseparáveis sob o ponto de vista das tecnologias
emergirem como apoiadoras no processo educacional dos surdos, bem como
no planejamento de estratégias e ações pedagógicas no processo inclusivo
dessas pessoas. Os resultados preliminares apontam para três grandes eixos:
a utilização dos recursos tecnológicos como forma de transpor as barreiras
comunicativas; as tecnologias como facilitadoras na mediação, por meio de
imagens, vídeos e legendas; por fim o envolvimento dos gestores para
impulsionar as mudanças necessárias para o uso das tecnologias nas escolas.
Palavras chave: Tecnologias; inclusão; surdez.

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Biografia do Autor

Elenara Borges Silveira Franzoi


 

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Publicado

04-04-2019

Edição

Seção

Pôster - Eixo 3 Acessibilidade: tecnologia assistiva e comunicação alternativa/ampliada