O USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO INCLUSIVO DAS CRIANÇAS SURDAS
Resumo
O presente estudo objetiva instigar reflexões acerca dos temas tecnologias e
processo inclusivo de crianças surdas em escola regular. Para pautar as
reflexões aqui propostas foi realizada uma revisão de literatura, os descritores
utilizados foram: tecnologias e educação de surdos; tecnologias e
aprendizagem de surdos; a delimitação temporal foi de 2006 a 2015, foram
selecionados cinco artigos como corpus de análise. Desses artigos, emergiram
duas principais categorias: a primeira aponta a tecnologia como instrumento de
mediação no processo de ensino/aprendizagem da criança surda e a segunda
direciona para a necessidade de ressignificação conceitual, epistemológica do
uso das tecnologias na aprendizagem das crianças surdas. As relações entre
os temas propostos, são inseparáveis sob o ponto de vista das tecnologias
emergirem como apoiadoras no processo educacional dos surdos, bem como
no planejamento de estratégias e ações pedagógicas no processo inclusivo
dessas pessoas. Os resultados preliminares apontam para três grandes eixos:
a utilização dos recursos tecnológicos como forma de transpor as barreiras
comunicativas; as tecnologias como facilitadoras na mediação, por meio de
imagens, vídeos e legendas; por fim o envolvimento dos gestores para
impulsionar as mudanças necessárias para o uso das tecnologias nas escolas.
Palavras chave: Tecnologias; inclusão; surdez.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.