O CAMINHO PERCORRIDO PARA PROMOVER O PROCESSO DE INCLUSÃO DE UM ALUNO NÃO VERBAL E COMPROMETIMENTO MOTOR NO 1o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
São muitas as barreiras significativas que impedem o aluno não verbal de
acessar o currículo de base comum. Quando um aluno com paralisia cerebral
chega à escola, com alterações no tônus muscular e com as funções de
articular a fala comprometida é necessário um fazer pedagógico individualizado
para garantir acesso e construir uma estrutura educacional que lhe permita
aprender o que é ensinado quanto ao currículo do ano que frequenta. O
presente texto apresenta considerações acerca da ação pedagógica realizada
na sala de recurso – DV direcionada a um aluno com deficiência física e
auditiva, não verbal, da rede regular de ensino, no 1o Ano do Ensino
Fundamental como também o apoio pedagógico ofertado a sua professora da
sala regular, a cuidadora e a família. No contexto da política de educação
inclusiva apresentamos as adaptações de currículo e de material utilizados
para garantir a apropriação dos conteúdos e permitir o acesso à comunicação
em todos os espaços de sua vivência. Para dar acesso ao currículo ao aluno G.
o uso da Tecnologia Assistiva - especificamente o recurso de Comunicação
Aumentativa e Alternativa – CAA foi utilizado pela primeira vez em nossa rede
de ensino abrangendo o ambiente escolar, o familiar e a preparação do
material para uso em sala regular e em casa.
PALAVRAS CHAVES: COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA.
ADAPTAÇÃO CURRICULAR. TRABALHO COLABORATIVO.
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