RECEPÇÃO DE MENSAGEM AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
Resumo
RESUMO
O presente trabalho tem como finalidade discutir de que forma o aluno surdo recebe e compreende as mensagens audiovisuais veiculadas em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa em andamento da linha de audiovisual do Grupo de Pesquisa em Educação e Alfabetização de surdos-GPAES. Atualmente, a política pública de educação para surdos é inclusiva, com abordagem bilíngüe. Significa dizer que o sujeito surdo tem o direito de acesso da informação em duas línguas: o Português escrito e a Língua Brasileira de Sinais. Nesse sentido todas as informações e conteúdos distribuídos na escola devem ser acessíveis, eliminando qualquer barreira de comunicação. O objetivo deste trabalho é analisar como os surdos recebem as informações, constituídas por imagem e som, tendo como referencial os Estudos de recepção/ Estudos Culturais e compreendendo o audiovisual como signo de mediação da teoria de Vygotsky. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a utilização de grupo focal. Para tal, propomos investigar como mensagens audiovisuais, de diferentes propostas de acessibilidade de comunicação, são compreendidas e que interferências a competência lingüística e a cultura surda terão nesse processo de recepção.
Palavras-chave: Recepção, audiovisual, surdo.
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