O (ser) deficiente na escola comum: um olhar fenomenológico existencial em uma perspectiva in/excludente

Autores

  • Ana Karyne Loureiro Gonçalves Willcox Furley
  • Hiran Pinel
  • Cleyton Santana de Sousa

Resumo

Resumo

Abordaremos nesse artigo, o aluno especial como (ser) deficiente na escola comum, tendo como foco de nossa investigação o sentido em Merleau-Ponty de corpo próprio e a conexão entre ser no mundo e mundo vivido. Destacaremos a função da escola e seus agentes na importante tarefa que é incluir o aluno especial em sua totalidade. Sendo assim, visamos apresentar a necessidade de profissionais da educação enxergarem além do campo visual e construir novos olhares desnaturalizando barreiras e rompendo conceitos excludentes em uma totalidade de mundo. Um mundo mantido por sum status quo que necessita ser afetado por mudanças e quebras de paradigmas.

Palavras chave- educação especial, escola-inclusão.

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Comunicação Oral - Eixo 4 Atendimento Educacional Especializado