INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O presente artigo apresenta uma discussão sobre o desafio da
inclusão escolar de uma aluna diagnosticada com Transtorno do Espectro
Autista, inserida nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tecendo reflexões
sobre as práticas pedagógicas direcionadas à mesma. Prejuízos persistentes na
comunicação social recíproca e na interação social e padrões restritos e
repetitivos de comportamento, interesses ou atividades são as características
essenciais do transtorno do espectro autista. Nesse ínterim, este trabalho tem
como objetivo identificar as metodologias de ensino utilizadas e verificar em que
aspectos essas metodologias auxiliaram no seu processo de aprendizagem e
desenvolvimento. Para tal, acompanhamos uma aluna autista matriculada em
uma escola de ensino fundamental do município de Vitória. Utilizou-se como
estratégia metodológica o estudo de caso de cunho qualitativo e descritivo,
embasado teoricamente nos pressupostos da perspectiva histórico-social de
Vigotski. Nessa perspectiva, entende-se que os sujeitos com autismo podem
aprender e se desenvolver a partir das reações dialógicas que estabelecem com
os seus pares. Para coleta de dados, foram realizados registros e relatórios
semanais das observações diretas, relatando o cotidiano da aluna estudada e
os aspectos do seu desenvolvimento. O desenvolvimento e a aprendizagem da
criança com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista foram analisados por
meio de relações dialógicas com a equipe pedagógica e as professoras regentes.
Como resultados desse estudo, destacamos a importância de se adequar as
práticas pedagógicas à subjetividade dos sujeitos inseridos na escola comum e
a relevância da formação continuada para os profissionais da educação que
promovem a inclusão escolar do sujeito autista.
Palavras-chave: Autismo. Educação Inclusiva. Práticas pedagógicas.
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