A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Lívia Vares da Silveira Braga

Resumo

O presente estudo possui como objetivo geral investigar como as
práticas pedagógicas podem contribuir para o desenvolvimento das funções
psicológicas superiores da criança com deficiência intelectual na Educação
Infantil. Para tal, utilizaremos como aporte teórico os estudos de Lev S. Vigotski,
pois este autor compreendia o sujeito como ser que produz história e cultura ao
mesmo tempo em que já nasce imerso em uma história e cultura que lhe são
anteriores. Além disso compreendia que o processo de aprendizagem e
desenvolvimento ocorrem por meio das relações que se estabelecem com o
meio. Para alcance dos objetivos propostos, por meio da abordagem qualitativa
de pesquisa, utilizaremos a análise microgenética, pois este método de pesquisa
consiste na compreensão dos fenômenos a partir de seu acontecer histórico,
com um olhar voltado para o particular, sem perder de vista o objeto em sua
totalidade. Serão considerados sujeitos desse estudo professores de Educação
Infantil, Professores especialistas em Educação Especial, Pedagogos e diretores
envolvidos no trabalho pedagógico junto a criança com deficiência intelectual; a
criança com deficiência intelectual matriculadas na escola comum e outros
sujeitos que atuarem no campo de pesquisa ao longo do processo de estudo.
Como resultados parciais percebemos que o aprendizado quando organizado de
maneira adequada, pode resultar em desenvolvimento mental, colocando em
movimento outros processos de desenvolvimento. Observamos ainda que
muitas teorias têm buscado definir a deficiência intelectual em um único conceito,
causas e modelos, no entanto, não dão conta do sujeito em sua historicidade e
particularidade. No que diz respeito a Educação Infantil, notamos que muito foi
conquistado mas ainda há muito o que se avançar não apenas no sentido da
universalização e ampliação do acesso, mas também na construção de práticas
pedagógicas que reflitam as particularidades da criança com deficiência
intelectual.
Palavras-chave: Deficiência Intelectual. Práticas Pedagógicas, Funções
Psicológicas Superiores

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Publicado

04-04-2019

Edição

Seção

Pôster - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas