A COLABORAÇÃO PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL À CRIANÇA PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Com a inclusão das crianças público-alvo da educação especial no
ensino regular, surgiram dúvidas sobre como realizar a escolarização dessas
crianças. Nesse contexto, surge o trabalho colaborativo como alternativa de
trabalho compartilhado entre os professores da educação regular e da educação
especial, dividindo a responsabilidade de planejar, instruir e avaliar os
procedimentos de ensino a um grupo heterogêneo de estudantes. Dessa forma,
o estudo visa investigar a colaboração entre os professores de educação
especial e da sala de atividades no que se refere ao atendimento educacional à
criança público-alvo da educação especial na instituição da educação infantil. A
pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa de tipo exploratória, sendo realizada
em um Centro Municipal de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de
Vitória-ES, utilizando como instrumentos de pesquisa a entrevista
semiestruturada e tendo como participante de pesquisa a professora de
educação especial. Os dados coletados foram analisados a partir da abordagem
histórico-cultural, especificamente, os estudos de Defectologia de Vigotski. Após
a análise de dados, ressaltamos as dificuldades da professora de educação
especial para consolidar o trabalho colaborativo com as professoras da sala de
atividades e recomendamos futuras pesquisas que possam contribuir com as
discussões sobre o modelo colaborativo, visando à apropriação de
conhecimento dos alunos público-alvo da educação especial, garantindo, assim,
seu direito à educação.
Palavras-chave: Educação especial. Educação infantil. Trabalho colaborativo.
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