A FORMAÇÃO CONTINUADA NA/DA ESCOLA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Clayde Aparecida Belo da Silva Mariano
  • Alexandro Braga Vieira

Resumo

O estudo é base da pesquisa elaborada no Programa de Pós-
Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores, do Centro

de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde, da Universidade Federal do Espírito
Santo- Campus Alegre. Essa proposta de trabalho teve como objetivo central,
constituir propostas de formação continuada na/da escola para o fortalecimento
dos processos de inclusão de crianças e de professores com deficiência na
Educação Infantil. Tal estudo foi realizado numa escola de Educação Infantil da
Rede Municipal de Ensino de Cachoeiro de Itapemirim-ES, lócus de coleta
dedados no período de abril a dezembro de 2017. Baseada nos pressupostos
da pesquisa-ação colaborativo-crítica, a investigação buscou capturar as
narrativas que a escola produzia acercada inclusão de crianças e de professores
com deficiência visando compor momentos de formação continuada, sempre
numa relação teoria e prática. Essa ação foi desenvolvida por meio de duas
frentes de trabalho: a) registro de narrativas produzidas na escola sobre a
inclusão de crianças e de professores com deficiência; b) momentos de formação
na/da escola a partir da reflexão crítica dessas narrativas, unida ao
acompanhamento das práticas pedagógicas. Os sujeitos da pesquisa, foram
profissionais da escola: gestora escolar, pedagogo, professores (com e sem

deficiência) e criança com indicativos à Educação Especial. A pesquisa sustenta-
se em Boaventura de Sousa Santos (2006, 2008), Philippe Meirieu (2005), além

de teóricos do campo da formação docente, da Educação Especial e da infância.
Como resultados, aponta a importância de se pensar a potência da formação
continuada na/da escola, ou seja, nos momentos de formação realizados nesses
espaços-tempos em diálogo com as questões vividas e constitutivas do ato
educativo, tendo, como foco, potencializar as práticas pedagógicas e os
processos de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Formação Continuada. Inclusão Escolar. Educação Infantil.

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Publicado

04-04-2019