FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES: EDUCAÇÃO ESPECIAL COM O FOCO NA CEGUEIRA
Resumo
Resumo: O presente artigo é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC intitulado “Formação inicial dos estudantes de artes visuais da Ufes e sua atuação com alunos cegos: um novo olhar”. Tivemos como objetivo entender como vinha se dando a formação dos alunos do curso de artes da Ufes no que diz respeito à formação para docência e de como essa formação estava sendo pensada dentro do contexto da inclusão dos alunos público alvo da Educação Especial. Para tanto, o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Artes Visuais – (diurno) foi analisado. Os estudos sobre a cegueira e a educação de sujeitos cegos estão no bojo das discussões da área da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. A formação de professores para atuarem nesse contexto da Educação Especial, também tem sido muito discutida pelos estudos que trabalham com essa temática. Dessa forma, foi considerado importante pensar, no âmbito do curso de Artes Visuais – (diurno), essas questões. Como referencial teórico trouxemos os estudos de Santos (2007), ''sociologia das ausências e das emergências''. A metodologia utilizada baseia-se na análise documental (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 174). A partir dos resultados encontrados percebemos que o currículo do curso de Artes Visuais – (diurno) da Universidade Federal do Espírito Santo em alguns aspectos acaba invisibilizando uma temática, invisibilizando uma formação que acompanhe as legislações nacionais a respeito da inserção dos alunos cegos nos espaços escolares.
Palavras chave: Artes Visuais. Formação de professores. Estudantes Cegos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.