OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR1
Resumo
Este artigo foi elaborado como requisito de avaliação da disciplina de
Pesquisa, Extensão e Prática Pedagógica I, ao evidenciar as práticas de inclusão
diante dos processos de ensino-aprendizagem dos alunos surdos no ambiente
escolar, visto que é um dos grandes desafios enfrentados. Dessa forma, tem
como objetivo identificar de que maneira a prática de inclusão impacta/afeta as
relações entre o aluno surdo/professor/alunos ouvintes e seus processos de
ensino aprendizagem. A construção metodológica da pesquisa se dá através do
estudo de caso e como instrumento para coleta de dados foram realizadas
entrevistas semiestruturadas. Essas entrevistas foram coletadas através de
áudio e vídeo e realizadas com uma professora bilíngue, uma professora surda,
duas intérpretes, três alunos surdos e duas ouvintes da escola estadual de
ensino regular fundamental e médio da rede pública do município de
Cariacica/ES, havendo assim, o foco na turma do oitavo ano, e no primeiro e
segundo ano do ensino médio. Como referencial nos fundamentamos teórico de
Paulo Freire (1997), destacando a importância do papel dos professores em
promover a autonomia do aluno surdo na perspectiva de inclusão. Como
resultados destacamos o quanto a escola e, especificamente, as professoras e
intérpretes preocupam-se e dedicam-se em prol da inclusão do aluno surdo no
ambiente escolar, e principalmente em sala de aula, como também com a
qualidade no processo de ensino aprendizagem destes alunos na busca por
maiores avanços no processo inclusivo, visto que em todo processo de
educação, a inclusão é essencial na garantia do ensino aprendizagem do aluno
surdo.
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