Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Anais do Seminário Nacional de Educação Especial e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 1 (2016): V Seminário Nacional de Educação Especial/ XV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva
v. 1 (2016): V Seminário Nacional de Educação Especial/ XV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva
Publicado:
04-04-2019
Páginas Iniciais
PÁGINAS INICIAIS
Comissão Organizadora
1-5
PDF
Apresentação
APRESENTAÇÃO
Comissão Organizadora
6
Sem título
Ficha Catalográfica
Ficha Catalográfica
Ficha Catalográfica
PDF
Comunicação Oral - Eixo 1 Do Direito à Educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social
“ENEM LIBRAS JÁ!”: NARRATIVAS SOBRE ACESSIBILIDADE NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
Juliana da Cruz, Keila Cardoso Teixeira
7-22
PDF
A INCLUSÃO DE SURDOS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFES
Geiza Penha Martins, Alexandro Braga Vieira
23-36
PDF
DO DIREITO À EDUCAÇÃO: O DESAFIO DA DIVERSIDADE SEXUAL E PROMOÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL EM CONTEXTOS ESCOLARES HOMOFÓBICOS
Giovanna Carrozzino Werneck, Bianca Wlleivis Santos da Silva, Elisangela Moraes Ayres
37-50
A POLÍTICA BILÍNGUE PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA/ES E SEUS DESDOBRAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Diolira Maria Côrtes, Ivone Martins de Oliveira
51-64
PDF
A SOCIODINÂMICA DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: REFLEXÕES SOBRE ACESSO E PERMANÊNCIA DE SURDOS
Euluze Rodrigues da Costa Junior, Reginaldo Célio Sobrinho, Edson Pantaleão, Tamille Correia de Miranda Milanezi
65-79
PDF
DIREITO À EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO ESPECIAL EM FOCO
Caroline de Andrade Souza, Rayner Raulino e Silva
80-99
PDF
A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MUNICÍPIO DE CARIACICA - ES: O INSTITUÍDO E O INSTITUINTE
Alexandro Braga Vieira, Karolini Galimberti Pattuzzo Breciane, Renata Santos Venturini
100-111
PDF
EDUCAÇÃO ESPECIAL NO SISTEMA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS-ES E AS IMPLICAÇÕES COM O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Márcia Alessandra de Souza Fernandes, Edson Pantaleão
112-126
PDF
AS PRÁTICAS E AS REPRESENTAÇÕES DAS CRIANÇAS SOBRE A CIDADE
Vania Carvalho de Araújo, Ines de Oliveira Ramos, Luciana P. R. Soares, Erika Milena de Souza
127-138
PDF
REFLEXÕES SOBRE A INTERFACE ENTRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO: ENTENDENDO CAMINHOS
Christiano Félix dos Anjos
139-152
PDF
FORMAÇÃO CONTINUADA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: PROTAGONIZANDO A REDE MUNICIPAL DE CARIACICA
Ariadna Pereira Siqueira Effgen, Karolini Galimberti Pattuzzo Breciane
153-171
PDF
DEMANDAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE TRADUTORES-INTÉRPRETES DE LIBRAS: A QUESTÃO DO ACESSO E QUALIFICAÇÃO SIGNIFICATIVA
Gabriel Silva Nascimento
172-186
PDF
AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE CARIACICA-ES
Angela do Nascimento Paranha de Oliveira
187-205
PDF
PROJETO: DIA DIFERENTE PARA QUEM É ESPECIAL
Anderson Rubim dos Anjos
206-218
PDF
Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas
UM OLHAR FENOMENOLÓGICO SOBRE A DIFERENÇA A PARTIR DE X-MEN, O FILME
Vitor Gomes
219-232
PDF
A CRIANÇA COM AUTISMO E IMPORTÂNCIA DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Alexandre Freitas Marchiori
233-244
PDF
SOLICITUDE PEDAGÓGICA E ATO RESPONSÁVEL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ALUNO COM AUTISMO NO ENSINO COMUM
Emilene Coco dos Santos, Fernanda de Araújo Binatti Chiote
245-256
PDF
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Guida Mesquita
257-270
PDF
O USO DOS JOGOS E BRINCADEIIRAS PARA CRIANÇAS AUTISTAS: POSSIBILIDADES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
FABIANA ZANOL ARAUJO
271-282
PDF
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: O ALUNO COM AUTISMO EM FOCO
Mônica Frigini Siqueira, José Francisco Chicon
283-297
PDF
OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E O ALUNO COM DIAGNÓSTICO DE SÍNDROME DE WILLIAMS
Lívia Vares da Silveira
298-211
PDF
ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
Jóse Francisco Chicon, Jackson Pereira Rocha, Luyene Martins Rodrigues, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá, Adriana Estevão
212-227
PDF
MOVIMENTOS PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE ASPERGER EDUCAÇÃO INFANTIL
Vilmara Mendes Gonring
228-242
PDF
SABERES E PRÁTICAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA DE FREITAS
Elizete Costa dos Santos Oliveira, Agda Felipe Silva Gonçalves
243-258
PDF
O BEBÊ COM SÍNDROME DE DOWN NA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
ISRAEL ROCHA DIAS, ROGÉRIO DRAGO
259-275
PDF
A INCLUSÃO DE ALUNOS CEGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CARIACICA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?
Joelma da Rocha Silveira
276-291
PDF
A INTERLOCUÇÃO DO CURRÍCULO COMUM NA ESCOLA: IMPLICAÇÕES À EDUCAÇÃO ESPECIAL
Sumika Soares de Freitas Hernandez Piloto, Rose Mary Fraga Pereira
292-305
PDF
OLHARES SOBRE O TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS E ACADÊMICO SURDO NO ENSINO SUPERIOR
Cassio Pereira Oliveira, Keli Simões Xavier Silva
306-321
PDF
A HISTÓRIA DE VIDA DE RAMON: UM SUJEITO QUE PARA ALÉM DA SÍNDROME DE KLINEFELTER É UM SER SOCIAL E CULTURAL
Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Dirlan de Oliveira Machado Bravo, Rogério Drago
322-335
PDF
AS CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI E BAKHTIN PARA PENSAR A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Izaionara Cosmea Jadjesky Pereira1
336-352
PDF
(RE)PENSANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO CEGO E O USO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS
Léo Augusto Tarilonte Júnior, Santiago Daniel Hernandez Piloto Ramos
353-367
PDF
Comunicação Oral - Eixo 3 Acessibilidade: tecnologia assistiva e comunicação alternativa/ampliada
APOYO MÓVIL HACIENDO USO DE REALIDAD AUMENTADA PARA PERSONAS CON DISCAPACIDAD VISUAL: APLICACIÓN Y RESULTADOS
Teresita de Jesús Álvarez Robles, Francisco Javier Álvarez Rodríguez, Edgard Benítez-Guerrero
368-386
PDF
ACESSIBILIDADE NA WEB: O CASO DO SITE PCD LEGAL
Wendell Luís Táboas, Josué Rego da Silva
387-405
PDF
OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS COM AUTISMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Wendel Alexandre Albino Macedo, Yvina Pavan Baldo, Isaura Alcina Martins Nobre, Danielli Veiga Carneiro Sonde
406-420
PDF
ATAXIA E APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS
Carlos Alberto F. dos Santos, Welinton Silva, Vagner Lourenção, Isaura Alcina Martins Nobre, Vanessa Battestin Nunes
421-436
PDF
A TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA1
Ethieny Valentim Pazzeto, Nayanny Cristielle Campos Araújo, Carline Santos Borges
437-454
PDF
Comunicação Oral - Eixo 4 Atendimento Educacional Especializado
O (ser) deficiente na escola comum: um olhar fenomenológico existencial em uma perspectiva in/excludente
Ana Karyne Loureiro Gonçalves Willcox Furley, Hiran Pinel, Cleyton Santana de Sousa
PDF
Comunicação Oral - Eixo 5 Formação de Professores
EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO E GESTÃO: COMPREENSÃO DOS GESTORES SOBRE AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO EM SERRA∗
José Francisco Chicon, Sylvia Fernanda Nascimento, Graciele Massoli Rodrigues
456-469
PDF
FORMAÇÃO, GESTÃO E INCLUSÃO: DIALOGANDO COM OS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Gabriela de Vilhena Muraca, José Francisco Chicon
470-484
PDF
DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR NA ÓTICA DOS ALUNOS-PROFESSORES, PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Yvina Pavan Baldo, Daniele Veiga Carneiro Sonder
485-498
A PERSPECTIVA DE GESTORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL FRENTE AO PROCESSO FORMATIVO: AVALIANDO PRÁTICAS
Janaina Borges Alves, Eldimar de Souza Caetano, Regiane Lira Duarte, Nadyeska Santos Silva
499-514
PDF
EXPERIÊNCIA-FORMATIVA: UM OLHAR ATRAVÉS DAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS ENVOLVIDAS COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL
Madalena Maria Barbosa Tsyganok, Rose Mary Fraga Pereira, Hiran Pinel
515-530
PDF
OS SABERES DOCENTES ACERCA DA DIVERSIDADE DAS SÍNDROMES GENÉTICAS
Gisély de Abrêu Corrêa, Allana Cristini Borges de Resende, Edmar Reis Thiengo
531-543
PDF
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO: AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS INTEGRADAS À CULTURA ESCOLAR
Luciane Porto Frazão de Sousa
544-456
PDF
ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PPGE/UFES DO PERÍODO DE 2013 A 2015
Nilma Moreira da Penha, Helen Malta Valladão
457-473
PDF
EDUCAÇÃO DO CAMPO: FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES PARA INCLUSÃO DE ALUNOS CAMPESINOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Carlos Luis Pereira, Márcia Helena Siervi Manso
474-489
PDF
A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA PELO MUNICÍPIO DE CARIACICA AOS PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
Eula Amorim Sanglard Lopes
490-503
PDF
ANÁLISE DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL PRODUZIDAS NOS CURSOS DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DA UFES ANOS DE 2013 E 2014
Laís Carla Simeão da Silva Santos, Giselle Lemos Schmidel Kautsky, Rafaella Mayanne Antunes Calixto
504-519
PDF
PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA COM PROFESSORES DO AEE: POTENCIALIDADES DOS CASOS DE ENSINO
Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo, Enicéia Gonçalves Mendes
520-533
PDF
ONEESP EM AÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Amanda Costa Camizão, Vívia Camila Côrtes Porto
534-543
POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: UMA PROPOSTA DA REGIÃO SERRANA DO ES
Maria José Carvalho Bento, Mariangela Lima de Almeida, Nazareth Vidal da Silva
544-557
PDF
ALGUMAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL A PARTIR DOS APORTES ELISIASIANO
Giselle Lemos Schmidel Kautsky, Edson Pantaleão Alves
558-573
PDF
A ABORDAGEM SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Roberto Carlos Machado
574-589
PDF
Comunicação Oral - Eixo 6 Aprendizagem e Avaliação: diagnóstico, planejamento e gestão do trabalho pedagógico
O PROCESSO DE ENSINO PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rosemar Santos Soares
590-605
PDF
DIAGNÓSTICOS MÉDICOS DA QUEIXA ESCOLAR: A MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Mirela Bleidão de Barros, Elizabete Bassani, Jair Rochi Filho
606-621
PDF
A EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA COMO REFERENCIAL DA AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ESCOLAR.
Kelly Cristina Ferreira Alvim dos Santos, Márcio Emílio dos Santos
622-636
PDF
CONCEPÇÕES DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DE VITÓRIA: CONTRADIÇÃO E INVISIBILIDADE, PELO DIREITO DE NÃO ENSINAR
Mônica Faria da Silva Abreu, Elizabete Bassani, Jair Ronchi Filho, Patrícia de Carvalho Baioco Del Piero
637-652
PDF
AUTISMO E EDUCAÇÃO INFANTIL: O DIAGNÓSTICO, A FAMÍLIA E AS POSSIBILIDADES DA PRÁTICA EDUCATIVA.
Maria da Penha dos Santos, Rayane Loyola Rangel de Melo
653-660
PDF
Pôster - Eixo 1 Do Direito à Educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA SURDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REVISITANDO AS LITERATURAS
Dayane Bollis Rabelo
661-669
PDF
O NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS-Napne NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Sanandreia Torezani Perinni
670-679
PDF
A INCLUSÃO EDUCACIONAL PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E GARANTIAS LEGAIS PARA AS CONDIÇÕES DE ACESSO
Bianca Gomes da Silva Muylaert Monteiro de Castro, Oswaldo Moreira Ferreira, Shirlena Campos de Souza Amaral, Daniel André dos Santos Farias
680-692
PDF
O DIREITO À EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A QUESTÃO SOCIAL
Francielle Sesana Zuqui, Marisange Blank Zamprogno
693-701
PDF
EDUCAÇÃO, TRABALHO E DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PARA O TRABALHO
Fábia Carvalho de Oliveira, Carla Biancha Angelucci
702-709
A INCLUSÃO COMO DIREITO ESSENCIAL NAS POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NUMA ESCOLA INCLUSIVA
Marlene de Oliveira Vicentini
710-717
PDF
INDÍCIOS DA LÓGICA MEDICALIZANTE NA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Kelly Cristina dos Santos Silva, Carla Biancha Angelucci
718-725
PDF
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE NA REDE ESTADUAL EM COLATINA/ES
Flavya Herzog Adamkosky Botti
726-733
PDF
ESTRATÉGIA DE MOBILIDADE URBANA PARA A LOCOMOÇÃO INDEPENDENTE DE PORTADORES DE DEFICIENCIA VISUAL, PORTADORES DE ACUIDADE VISUAL REDUZIDA E/OU ANALFABETOS EM TRANSPORTES PÚBLICOS DOS ESTADOS BRASILEIROS
Marcela Geada Cavalieri
734-738
PDF
Pôster - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas
O ENSINO DE LIBRAS PARA BEBÊS SURDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Dayane Bollis Rabelo
739-744
PDF
EXPERIÊNCIAS DO ENSINO DAS DANÇAS REGIONAIS POPULARES PARA JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TGD NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Humberto Coelho da Silva, Hanele Ribeiro Covre, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá
745-750
PDF
O LÚDICO COMO POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Paulo Cesar da Vitória, Laurídia Ferreira da Silva do Monte, Sabrina Mota Seibert, Allan Souza Loureiro, Sebastião Luiz Batista
751-758
PDF
A BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA EM CRIANÇAS COM AUTISMO
Rosely da Silva Santos, José Francisco Chicon
759-766
PDF
O AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE: A ASTRONOMIA EM LÍNGUA DE SINAIS
Ednalva Gutierrez Rodrigues, José Arlon da Silva, Shenia D’Arc Venturim Cornélio
767-773
PDF
PROCESSOS ESCOLARES COTIDIANOS: A DEFICIÊNCIA VISUAL E O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Sanandreia Torezani Perinni
774-787
PDF
TENSÕES E INTENÇÕES NO PROCESSO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA CRIANÇA COM TGD ASSOCIADO AO ESPECTRO DE AUTISMO
Anderson Rubim Dos Anjos
788-800
PDF
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Lais Perpetuo Perovano, Amanda Bobbio Pontara, Ana Nery Furlan Mendes
801-807
PDF
JOGOS COOPERATIVOS NA PESPECTIVA INCLUSIVA PARA JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA
Ingrid Rosa Carvalho, Jeane Moraes Lourenço, Joyce Klein, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá
808-812
PDF
Pôster - Eixo 3 Acessibilidade: tecnologia assistiva e comunicação alternativa/ampliada
INTERAÇÕES DA CRIANÇA SURDA EM ESCOLA REGULAR
Elenara Borges Silveira Franzoi, Carla Beatris Valentini
813-820
PDF
O USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO INCLUSIVO DAS CRIANÇAS SURDAS
Elenara Borges Silveira Franzoi
821-826
PDF
O CAMINHO PERCORRIDO PARA PROMOVER O PROCESSO DE INCLUSÃO DE UM ALUNO NÃO VERBAL E COMPROMETIMENTO MOTOR NO 1o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ana Cláudia Lima
827-835
PDF
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS: DESAFIOS DO ENSINAR APRENDER
Paulo Cesar da Vitória, Luzia Christina Souza da Vitória, Adriana Bonfim Ribeiro, Natalia Silva Fróis, Sebastião Luiz Batista
836-841
PDF
RECEPÇÃO DE MENSAGEM AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
Ericler Oliveira Gutierrez Ouedraogo
842-847
PDF
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NA CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA DO ALUNO AUTISTA
Alessandra Silveira Rocha
848-853
PDF
Pôster - Eixo 4 Atendimento Educacional Especializado
NARRATIVAS DE PROFISSIONAIS ATUANTES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM ÊNFASE NA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Josiane Beltrame Milanesi, Enicéia Gonçalves Mendes
854-859
PDF
REFLETINDO SOBRE O CONHECIMENTO DO ALUNO COM PSICOSE INFANTIL NA ESCOLA: “ELE LÊ, MAS NÃO INTERPRETA”
Cisenando Antonio dos Santos, Lucrecia Colatto Tavares
860-863
PDF
A INCLUSÃO DO ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA NO MUNDO DO TRABALHO: DESAFIOS E BARREIRAS VIVENCIADAS NA PRÁTICA DA INCLUSÃO EDUCACIONAL
Silvia da Rocha Azevedo
864-870
PDF
CONSIDERAÇÕES DE PROFESSORES DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAS ACERCA DO CURRÍCULO PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL
Josiane Beltrame Milanesi, Enicéia Gonçalves Mendes
871-876
PDF
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): SERVIÇO DE APOIO/ SALA DE RECURSOS NA CONCEPÇÃO INCLUSIVA
Mara Rubia dos Reis Fonseca
877-881
PDF
Pôster - Eixo 5 Formação de Professores
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O ALUNO CEGO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM VILA VELHA/ES
Vanessa Pita Barreira Burgos
882-888
PDF
Pôster - Eixo 6 Aprendizagem e Avaliação: diagnóstico, planejamento e gestão do trabalho pedagógico
SINDROME DE WAARDENBURG: O QUE HÁ PARA ALÉM DAS SIGNIFICAÇÕES CLÍNICAS E TERAPÊUTICAS?
Euluze Rodrigues da Costa Junior, Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Keli Simões Xavier Silva, Josué Rego da Silva
889-894
PDF
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários