AS POLÍTICAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE SERRA/ES E CARIACICA/ES: UM ESTUDO COMPARADO

Autores

  • Karolini Galimberti Pattuzzo Breciane
  • Alice Pilon do Nascimento
  • Carline Santos Borges

Resumo

O presente estudo tem por objetivo problematizar as políticas do
atendimento educacional especializado no contexto de Cariacica e Serra, no
estado do Espírito Santo. Para tanto, assumiu-se o Estudo Comparado como
perspectiva teórico-metodológica. Para fins de organização, buscou-se
trabalhar em dois itens, a saber: Atendimento Educacional Especializado em
Cariacica: o que dizem as políticas? E Atendimento Educacional Especializado
em Serra: considerações a partir das políticas. A partir de nossas análises
percebemos aproximações e diferenças no que tange os desenhos políticos
para a garantia do processo de escolarização dos alunos público-alvo da
Educação Especial dos municípios capixabas. Concluiu-se que Cariacica e
Serra seguem a legislação federal, entretanto fazem as devidas adaptações de
acordo com a realidade local. Em relação ao profissional especializado
observamos que o município de Cariacica contrata dois tipos de professores
para realizarem o atendimento educacional especializado tanto na sala de aula
comum atuando colaborativamente com o professor regente quanto na sala de
recursos multifuncionais (SRM). Já no município de Serra contrata somente um
professor para atuar prioritariamente na SRM e quando essa não existir o
profissional realiza o trabalho articulado em sala de aula.
Palavras-chave: Políticas educacionais. Atendimento Educacional
Especializado. Educação Especial

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Publicado

04-04-2019

Edição

Seção

Pôster - Eixo 1 Do Direito à Educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social