GESTÃO DOS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS PÚBLICO- ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: A PESQUISA-AÇÃO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE MARATAÍZES-ES
Résumé
Este artigo trata das primeiras discussões e apontamentos referentes
ao projeto de pesquisa elaborado para o Programa de Pós-Graduação em
Ensino, Educação Básica e Formação de Professores que busca responder a
questão: qual a contribuição que a pesquisa-ação colaborativo-crítica pode
proporcionar no sentido da consolidação do movimento de elaboração da política
para Educação Especial e a formação continuada da rede municipal de
Marataízes? Objetiva analisar e colaborar com os gestores públicos de
Educação Especial no processo de elaboração do projeto político de Educação
Especial por meio de ações para formação continuada com profissionais da
educação da rede municipal de ensino de Marataízes/ES. Fundamenta-se nos
pressupostos habermasianos do Agir Comunicativo que sustenta as
perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas adotadas. Propõe-se,
pela via da pesquisa-ação colaborativo-crítica realizar a pesquisa em dois
momentos: no primeiro, colaborar com gestores/professores que atuem em
diferentes níveis e modalidades da educação por meio de grupos de estudo-
reflexão em uma perspectiva colaborativo-critica para os processos de formação
continuada; e no segundo momento colaborar/acompanhar o processo de
elaboração de uma política pública para formação continuada de docentes, bem
como seus atravessamentos com a formação continuada de profissionais da
Educação Especial e os processos de atendimento aos alunos PAEE na
perspectiva da inclusão escolar. Nesses momentos utiliza-se a estratégia do
grupo focal e análise documental para compreender e analisar a organização
dos trabalhos. Esta pesquisa encontra-se no início e apresenta indicativos para
necessidade de elaboração de documentação normativa para o atendimento ao
aluno PAEE.
Palavras chaves: Formação Continuada, Educação Especial, Pesquisa-ação
Colaborativo-Crítica.
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