A INFLUÊNCIA DO MODELO MÉDICO-PSICOLÓGICO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Resumo
A presente pesquisa é fruto do trabalho de dissertação produzido por
nós no ano de 2016, que tinha como objetivo analisar conhecimentos,
concepções e práticas de professores de educação especial que atuam no
atendimento educacional especializado, no âmbito da instituição de educação
infantil direcionados à criança com deficiência intelectual, em relação à vigência
do modelo médico-psicológico. Essa pesquisa foi realizada em Vitória – ES, com
dez professores de educação especial que realizam o atendimento educacional
especializado na educação infantil para crianças com deficiência intelectual. A
dissertação nos indicou a forte presença dos conhecimentos das áreas da
medicina e da psicologia no trabalho docente do professor. Diante disso, no
presente trabalho iremos apresentar uma discussão a partir das concepções de
laudo e diagnóstico presentes nas falas desses professores. Utilizamos como
base teórico-metodológico o método do materialismo histórico-dialético.
Amparamos nossas discussões nos autores da área da educação especial. Para
análise dos dados, tomamos como base os estudos de Vygotski (2012).
Destacamos dentro das discussões a respeito das concepções dos professores
pesquisados a associação do atendimento educacional especializado e a
produção do laudo, como esse documento exerce tanta influência na ação do
professor. No entanto, o laudo é um documento limitado, pois não fala de
possibilidades e nem fala de educação, de aprendizagem e desenvolvimento.
Ele fala de questões patológicas, são conhecimentos válidos, mas que não
substituem o saber educacional. Nesse ponto a perspectiva histórico-cultural
contribui, pois, ela vai no sentido oposto indicando as possibilidades, essa
perspectiva engloba um conjunto de saberes que vão auxiliar na formação
humana, não só da criança com deficiência, mas também do professor que com
ela atua.
Palavras-chave: educação infantil; educação especial; modelo médico-
psicológico.
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