REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOS DOCENTES QUE ATUAM COM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/ RJ
Resumo
Nas últimas décadas tem havido muitas modificações na legislação
nacional e internacional a fim de garantir o acesso e a permanência dos alunos
com deficiência na rede regular de ensino. Para atender as especificidades
destes alunos e promover o sucesso no ensino aprendizagem ocorre o
Atendimento Educacional Especializado na sala de recursos por um professor
especializado, que domina conteúdos e práticas que facilitam o processo
inclusivo. Assim o presente artigo visa identificar a formação dos docentes que
atuam no atendimento educacional especializado na rede municipal de ensino
de Campos dos Goytacazes/ RJ, verificando a partir do questionário seu tempo
de atuação na educação regular e no atendimento educacional, seu gênero e
sua formação. O município conta com vinte e uma salas de recursos espalhadas
por todo o território, muitas funcionam como escolas polos que atendem aos
alunos oriundos das escolas das comunidades vizinhas que necessitam do
atendimento educacional especializado. Utilizando-se na revisão bibliográfica e
da metodologia de natureza qualitativa, onde os professores responderam o
questionário de forma anônima e online através “google forms” obtendo assim
onze respostas dos professores. Inicia-se a partir de uma discussão acerca do
atendimento educacional especializado, a atuação docente neste contexto e
partindo para a formação docente na perspectiva inclusiva. Finalizando com a
análise do questionário realizado junto aos professores verificando sua formação
inicial e sua formação para a atuação no atendimento educacional especializado,
onde observou-se que a maioria deles possui graduação e especialização e que
participam das formações fornecidas pelo município a fim de melhorar o
atendimento a diversidade educacional.
Palavras chave: Inclusão Escolar; Formação docente, Atendimento
Educacional Especializado
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