TRAJETÓRIAS DE SUJEITOS TIDOS COM DEFICIÊNCIA EM JERÔNIMO MONTEIRO-ES: IMPLICAÇÕES NOS DIREITOS SOCIAIS E À EDUCAÇÃO
Resumo
O estudo vincula-se a uma dissertação de mestrado (em andamento)
e tem o objetivo de recompor a trajetória de cinco sujeitos com deficiência que
residiram no município de Jerônimo Monteiro/ES (em diferentes momentos
históricos) e problematizar como os diagnósticos sociais trouxeram implicações
no usufruto dos direitos sociais, principalmente à Educação. Analisa como esse
mesmo diagnóstico pode se replicar nos estudantes que habitam as escolas do
município e que trazem a marca da diferença significativa para as práticas
escolares. Dialoga com as teorizações de Boaventura de Sousa Santos (2006,
2007) e com autores do campo da Educação Especial. Busca fundamentação
teórico-metodológica nos pressupostos das narrativas, sendo composto por dois
momentos inter-relacionados: a) reconstituição da trajetória das cinco pessoas
com deficiência que residiram em diferentes momentos históricos no município
de Jerônimo Monteiro/ES, por sua vez à margem da sociedade; b) análise dos
modos como esses sujeitos foram tratados pela sociedade e as implicações
desse processo de subjetivação no usufruto dos direitos sociais e à
escolarização. Problematiza-se a composições de “diagnósticos subjetivos”,
ainda presentes nos processos de escolarização dos estudantes público-alvo da
Educação Especial, na atualidade. Toma a entrevista como instrumento de
coleta de dados, envolvendo sujeitos que conviveram com as pessoas com
deficiência trazidas na pesquisa. Considerando que o estudo se encontra em
fase de coleta de dados, o diálogo com a revisão de literatura, abre escopo para
se discutir o quanto as leituras socialmente constituídas sobre sujeitos
considerados “com deficiências” ainda implicam no direito à Educação, instituído
pela Constituição Federal de 1988 e documentos subjacentes.
Palavras-chave: Educação Especial. Trajetórias. Direito à Educação.
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