Notas sobre os problemas educacionais contemporâneos como desafios para os teóricos e epistemológicos do ensino de sociologia

  • Lígia Wilhelms Eras

Resumo

A Educação constitui-se como um dos problemas globais de destaque na atualidade. No contato com as teorias pós-coloniais, dos estudos culturais e feministas se percebe como prioridade central a compreensão de uma história diferente da imposição do primado da história única. De praticarmos uma polifonia de vozes – que torne mais próximos e compartilhados a dinâmica do Ensino de Sociologia – no Bacharelado e na Licenciatura –  como formas de compreender as dinâmicas sociais educacionais e os desafios teóricos e epistemológicos impostos ao ensino de Sociologia. A perspectiva desta análise será pela vida dos estudos pós-coloniais, das teorias feministas e dos estudos culturais nas relações que permeiam o pensamento social, a cultura e a educação.

Publicado
2011-09-03
Seção
GT 1 – Dinâmicas sociais, gramáticas emancipatórias e novos movimentos teóricos